Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Felisbelo Firmo de Oliveira Freire

Mandato: 13.12.1889 à 17.08.1890
Felisbelo Firmo de Oliveira Freire, nasceu em 30 de janeiro de 1858 em Itaporanga D'Ajuda. Fez seus estudos primários e secundários no Colégio Atheneu Sergipense, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1882. Depois de formado voltou para sua terra natal e vai trabalhar em Laranjeira, onde passou a dedicar-se a política e a medicina. Após a Proclamação da República foi nomeado pelo Decreto de 21 de novembro de 1889 como o primeiro Presidente de Estado. Seu Governo foi de 13 de dezembro de 1889 até 17 de agosto de 1890. Foi responsável por introduzir em Sergipe a foram Republicana de Governar, procurou no seu governo adaptar o serviço público à índole das novas instituições e conseguiu implantar a navegação direta entre Sergipe e o Rio de Janeiro.
Foi Ministro do Presidente Floriano Peixoto, sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, é patrono da cadeira de nº 08 da Academia Sergipana de letras. Escritor de vários títulos entre eles destaca-se "História de Sergipe". Era Deputado Federal quando faleceu em 08 de maio de 1916.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil