Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Antônio José de Siqueira Menezes

Mandato: 24.10.1911 a 28.07.1914
Nasceu na cidade de São Cristóvão em 04 de dezembro de 1852, quando a cidade ainda era Capital de Sergipe. Fez seus primeiros estudos na cidade natal. Iniciou sua carreira militar aos 18 anos e daí em diante teve uma carreira brilhante no Exército Brasileiro. Em 1878 formou-se em Engenharia Militar. Sua primeira experiência política foi na transição da monarquia para a República quando participou das juntas governativas de Sergipe. Depois dessa passagem política, retornou a sua carreira militar. Em 189, tornou-se chefe da Comissão de Engenharia que serviu na Guerra de Canudos, tendo sua participação citada no livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha. Em novembro de 1903 foi nomeado Prefeito da Cidade de Sena Madureira; voltou para a Bahia e foi Comandante da Brigada Militar da Capital da República. Encerrou sua carreira militar como General. Assumiu o comando de Sergipe de 1911 a 1914 quando ainda se chamava de "Presidente de Estado" os homens que assumiam o comando do Estado. No seu Governo aconteceram fatos importantes como:
- o saneamento da Capital, com serviços de água;
- em 1913 criou cerca de vinte e sete (27) escolas no Estado;
-inaugurou o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (1912);
- implantou a luz elétrica ;
- construiu pontes, represas e açudes;
- reformou a Constituição Estadual, onde ampliou o mandato dos Governadores de três (03) para quatro (04) ano;
- construiu várias escolas entre elas o prédio do Grupo Escolar Modelo na Rua de Itabaiana que passou a ser chamado Grupo Escolar General Siqueira de Menezes, hoje o prédio funciona como o Quartel da Polícia Militar;
- em 1913 apoiou a instalação em Sergipe da primeira Instituição de ensino superior o Seminário Sagrado Coração de Jesus, condicionado a formar os sacerdotes; lá eram oferecidos os cursos de Teologia e Filosofia concedendo a seus alunos o título de Bacharel em Ciências Eclesiásticas; no fundo desse espaço que fica pela Rua de Itabaianinha foi construído o santuário de Nossa Senhora Menina;
- tornou-se o primeiro governante a lutar por mas verbas para o Estado;
- foi em seu governo que apareceu o 1º automóvel em Sergipe em 1913.
Depois que deixou o governo Siqueira foi senador de 1915 a 1923. Faleceu em 06 de fevereiro de 1931.

Texto elaborado pelo setor de Pesquisa e Educação do PMOC.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil