Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Maurício Graccho Cardoso

Mandato: 24.10.1922 a 24.10.1926
MAURÍCIO GRACHO CARDOSO - nasceu em Estância/Sergipe em 09 de agosto de 1874; estudou na Escola Militar de Sergipe e cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Ceará. Foi Senador por Sergipe por um mandato e Deputado Federal por seis (06) mandatos sendo dois (02) pelo Ceará e quatro (04) por Sergipe. Assumi a Presidência de Sergipe em 24 de outubro de 1922 e governa até 24 de outubro de 1926. Na sua administração desenvolveu diversas obras no Estado, com investimentos na saúde pública, serviços sanitários, enriqueceu o ensino técnico, instalou energia elétrica em três Municípios, investiu no cultivo e produção do algodão.
Em seu governo enfrentou a Revolução Tenentista por duas (02) vezes em 22 e em 24, Revolução esta, liderada pelo Tenente Augusto Maynard.
Gracho foi um grande administrador e marcou suas obras com uma águia. Em 1950, o distrito de Tamandoá, no Município de Aquidabã é elevado a categoria de Município com o nome de GRACHO CARDOSO.
Principais obras do seu Governo:
- Construiu o Instituto Parreiras Horta;
- Construiu o Hospital de Cirurgia;
- Construiu o Instituto de Química Industrial e as Faculdades de Direito ?Tobias Barreto? e a de Farmácia e Odontologia ?Aníbal Ferreira;
- Construiu a sede sergipana do Colégio Nossa Senhora de Lourdes;
- Criou o Arquivo Público de Sergipe pela Lei 845 de 16 de outubro de 1923;
- Criou os Grupos Escolares de Aracaju ? ?General Valadão?, ?José Augusto Ferraz? e o ?Manoel Luiz?;
- Criou o Instituto Profissional Coelho e Campos (1923) para atender a Industria;
- Criou a Escola de Comércio Conselheiro Orlando (1923)
- Criou o Atheneu Pedro II
- Construiu o prédio da Prefeitura de Aracaju
- Construiu o Mercado Modelo;
No seu Governo Gracho, inaugurou a Usina de Energia Elétrica de Sergipe.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil