Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

José Calazans

Mandato: 18.05.1892 à 13.09.1894
José Calazans, nasceu na Cidade de Itabaiana em agosto de 1863, filho de Francisco Felix Ferreira e D. Joana de Góes Ferreira; fez seus estudos iniciais em sua cidade natal, onde também iniciou seus estudos da língua francesa com o farmacêutico Guilhermino Armando Bezerra. Veio para Aracaju dar continuidade a seus estudos sendo aluno do Atheneu Sergipense; em 1881 foi para a Escola Militar da Corte onde fez seus estudos superiores, formando-se em engenharia militar. Em 1886 passou para o quadro suplementar do Exército no posto de aluno alferes, dando inicio a sua carreira militar. Foi eleito pela Assembleia Legislativa o Primeiro presidente Constitucional de Sergipe, respeitando a Constituição de 1892, ficou no cargo de 18.05.1892 a 13.09.1894. Por não atender a orientação do então Presidente Floriano Peixoto teve seu governo hostilizado pelo grupo que apoiava a candidatura de Manuel Valadão, que venceu o pleito, considerado pelos estudiosos um dos pleitos mas difíceis de Sergipe. Em meio a toda confusão política que se instalou no Estado, Calazans transferiu a sede do Governo Sergipano de Aracaju para a cidade de Nossa Senhora do Rosário do Catete. Esse ato fez com que os ânimos se tornassem ainda mais evidentes, levando a política sergipana na Primeira República fosse dividida em ?pebas? que ficaram nas areias de Aracaju e ?Cabaús? reunidos na zona dos engenhos de Rosário, mas, toda essa situação não impediu a posse de Manuel Valadão como Presidente de Estado. Em 1895 Calazans deixa Sergipe, assumindo a parti daí vários cargos; participou da Revolta da Chibata em 1910. Apoia Vargas no Movimento Aliança Liberal, e com a vitória da revolução de 1930, toma posse como Interventor em 14 de novembro de 1930, ficando pouco tempo no cargo passando o mesmo para o Tenente Augusto Maynard Gomes. Integrou as forças legalistas que combateram Canudos entre 1893 e 1894.
Como Presidente de Estado realizou:
- Fez parte da Comissão de estudos da estrada de ferro de Timbó a Propriá;
- Levantou a planta e orçou a construção da Escola Normal do Estado de Sergipe, hoje escola Ruy Barbosa;
- Construiu a sede do Poder Judiciário e do Tribunal das Relações;
- Construiu o Hospital Santa Izabel;
- Estruturou a Polícia Militar de Sergipe;
- Construiu diversas pontes entre elas, a sobre o Rio Madre Deus;
- Foi sócio fundador do Clube Militar e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico e Sergipe.
Foi para a reserva em 06 de setembro de 1916 no posto de General de Divisão.
José Calazans faleceu em 31 de outubro de 1948 em Aracaju.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil