Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Edelzio Vieira de Melo

Mandato: 17.02.1951 a 11.03.1951
Pertencia ao Partido Social Democrático (PSD), assumiu o Governo em 17 de Fevereiro de 1951 até 12 de março de 1951, foi um governador nomeado em um período denominado República Populista tendo como Presidente Getúlio Vargas.
Edézio nasceu em Rosário do Catete no engenho Catete Velho, filho de José Sotero Vieira Melo que era desembargador e Arminda Barreto de Melo. Fez seus estudos iniciais em Maruim seguindo para Aracaju e em seguida foi para a Escola Militar no Rio de Janeiro. Quando saiu da Escola Militar foi para Salvador onde estudou Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia formando-se em 1936. Depois que se formou veio para Sergipe e começou a exerce sua profissão na região de Capela; nesse Município Edézio foi médico, professor voluntário do Colégio Imaculada e Diretor do Grupo Escolar Coelho e Campos.
Essas ações populares levou o Interventor Federal Augusto Maynard a convidá-lo para assumir a Prefeitura de Capela, onde realizou uma belíssima administração.
Edézio em 1945 se filiou ao Partido Social Democrático (PSD); em 1947 foi eleito para a Assembleia Constituinte Estadual. Foi por duas (02) vezes Presidente do poder Legislativo estadual.
Em 1950 foi eleito vice-governador na chapa de Arnaldo Rollemberg Garcez. Como as eleições foram contestadas e teve-se de fazer a recontagem de votos, Edézio assumiu por curto espaço de tempo o Governo do Estado, até que Arnaldo fosse declarado vencedor e ele voltou a assumir a cadeira de vice-governador até 1955. Em seguida se candidata a Deputado Estadual, mas perde a eleição.
Faleceu precocemente em 23 de dezembro de 1962, no auge da sua maturidade, deixando um grande legado para apolítica sergipana.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa e Educação

Pesquisas realizadas em: Livros de História de Sergipe e de História Política de Sergipe
Pesquisas na Internet: https: infonete.com. br.
https://al-se.jusbrasil.com.br
https://wikipidia.org.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil