Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

João Vieira Leite

Mandato: 14.09.1894 a 24.10.1894
João Vieira Leite nasceu no Engenho São Feliz, Município de Santa Luzia do Itanhy em 04 de setembro de 1867. Formou-se em Medicina pela Escola da Bahia em 1890, e logo abriu consultório em Estância, sendo considerando um clínico inteligente e humanitário. Exerceu vários cargos públicos, sendo delegado de polícia e intendente municipal por duas (02) vezes, foi diretor médico do Hospital Amparo de Maria. Com o advento da República exerceu outros cargos de destaque no Município e muito ajudou os estancianos quando da epidemia de varíola nos anos de 1894 e 1896. Elegeu-se Deputado Estadual nas legislaturas de 1894-95-96 e 97. Estando Presidente da Assembleia Legislativa assumiu o comando do Estado em consequência da Deposição do Presidente José Calazans em 11 de setembro de 1894 ficando no cargo até 24 de outubro quando entregou o comando ao Presidente eleito Coronel Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão. João Vieira além de Médico e Político, também foi jornalista escrevendo vários artigos para os jornais da época. Ainda muito jovem foi acometido por problemas psiquiátricos, sendo levado pela família para tratamento no Rio de Janeiro. A viagem foi feita no Vapor Manaus, onde ele teve um surto entre Abrolhos e Vitória, vindo a falecer em 25 de janeiro de 1902, e sendo sepultado na cidade de Vitória/ES.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil