Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Leandro Maynard Maciel

Mandato: 31.01.1955 a 30.01.1959
Leandro Maynard Maciel, nasceu em Rosário do Catete, no dia 08 de dezembro de 1897. Fez seus estudos iniciais na sua cidade natal, fazendo seus estudos secundários no Colégio Salesiano em Aracaju, em seguida foi para Salvador onde estudou no Colégio Spence e Maristas, cursou na Escola Politécnica da Bahia o curso de Engenharia Civil, formando-se em 1922, quando ingressou nos quadros do Ministério de Viação e Obras Públicas exercendo suas funções na cidade da Paraíba. Ingressou na Política em 1926, sendo Diretor de Obras Públicas no Governo do Coronel Manoel Correia Dantas; filiou-se em 1929 ao Partido Republicano, candidatando-se a Deputado Federal e se elegendo em 1930, mesmo com a revolução de 30 manteve-se no cargo e em 1933 elegeu-se Deputado para Assembleia Nacional Constituinte, em 1934 elegeu-se a deputado federal da 1º legislatura após a promulgação da Constituinte de 1934. Em 1935, foi eleito indiretamente senador, o que fez Leandro abdicar da sua cadeira na Câmara dos Deputados; com o golpe do Estado Novo em 1937 teve seu mandato de senador interrompido. Em 1945 nascia a UDN ( União Democrática Nacional partido que Leandro se filiou e foi eleito deputado para a "Assembleia Nacional Constituinte" depois da deposição de Getúlio Vargas; em 1948 foi eleito membro da Comissão de Obras Públicas e membro da Comissão Especial da Bacia do São Francisco. Em 1950 elegeu-se deputado federal pela UDN e nesse mesmo ano concorreu ao Governo do Estado sendo derrotado por Arnaldo Rollemberg Garcez; como deputado federal canalizou várias verbas para Sergipe destinadas a diversas obras. Em outubro de 1954, venceu as eleições para governo numa disputa com Edézio Vieira de Melo. Assumiu o governo em 1955 tendo como vice o médico José Machado de Souza. Em seu governo várias obras foram realizadas no Estado como:
- drenagem e desobstrução do porto de Aracaju;
- construiu mais de trezentos quilômetros de estradas de rodagens;
- reconstruiu a rede de distribuição de energia elétrica;
- reformou o sistema de abastecimento de água;
- restaurou o Palácio Olímpio Campos;
- Construiu várias escolas públicas inaugurando em 1958 o Instituto de Educação Rui Barbosa;
- Concluiu as obras e fez a inauguração do aeroporto Santa Maria; entre outras.
Terminando seu governo em 1959, seu nome foi cogitado para ser o vice presidente na chapa de Jânio Quadros, mas renunciou, e a partir daí assumiu vários cargos públicos. Voltou a concorrer ao governo em 1962 mas foi derrotado por Seixas Dória. Filiou-se a Arena, por onde se elegeu senador em 1966, mas não consegue sua reeleição em 1974. Retirou-se da vida pública em 1975. Passando a assumir outros cargos. Casado com Marina de Albuquerque Maciel. Faleceu em 14 de julho de 1984.

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil