Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Antônio Leonardo da Silveira Dantas

Mandato: 28.07.1896 a 03.09.1896 / 06.10.1896 a 23.10.1896
Antônio Leonardo da Silveira Dantas, nasceu a 1º de Fevereiro de 1858 no engenho Forno, localizado no Município de Divina Pastora. fez seus estudos iniciais no Município de Capela, e em 1876 matriculou-se no seminário arquiepiscopal da Bahia, concluindo o curso de Teologia em 1881. Ao retornar a seu Estado natal assumiu as Paróquias das Freguesias de Gararu entre 1886/1894 e a de Maruim de 1894/1912. No campo político foi Intendente em Gararu e na mesma cidade delegado literário. Em Maruim foi Presidente do Conselho Municipal. Dentro da Política foi Deputado Estadual por duas legislaturas entre 1894/1895 e 1896/1897. Quando estava na Presidência da assembleia Legislativa assumiu o GOVERNO do Estado, substituindo o Sr. Manuel Valadão em duas (02) ocasiões no ano de 1896; primeiro de 14 de março a 27 de julho e de 04 de setembro a 24 de outubro; no segundo período de governo, enfrentou uma tentativa de golpe, contido com o auxílio das tropas federais. Amigo pessoal de Fausto Cardos, lutou ao lado do mesmo na revolta armada para depor o grupo político ligado ao Senador Olímpio Campos que tinha no Governo Guilherme de Campos, revolta que teve um fim trágico. Foi fundador do partido progressista (PP), colaborou com vários jornais no Estado de Sergipe e no Estado da Bahia; foi pároco de Santo Amaro, e sócio correspondente do Instituto Histórico e Gerográfico de Sergipe. Faleceu em 15 de fevereiro de 1919.

Texto do setor de Pesquisa do PMOC

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil