Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Apulcro Mota Rabelo

Mandato: .08.1898 a 23.10.1899
Apulcro Mota Rabelo nasceu em São Cristóvão no dia 07 de outubro de 1857. Fez seus estudos iniciais na sua cidade natal, vindo em seguida para a Capital onde cursou humanidades no Atheneu Sergipense, seguindo carreira ligada a administração financeira. Foi segundo escriturário da Alfândega de Aracaju em 1879, chegando ao cargo de tesoureiro interino em 1881. Tornou-se primeiro escriturário da Tesouraria Geral em 1882; em 1883 tornou-se Procurador Fiscal; em 1884 foi inspetor da alfândega, cargo que também ocupou na cidade de Vitória, Capital da então Província do Espirito Santo. Foi nomeado secretário de governo de Vicente Luiz de Oliveira Ribeiro em 1891. Após a Proclamação da República também exerceu o cargo de secretário no governo de José Joaquim Lobo em 1896 e em 1898 no governo de Martinho César da Silveira Garcez. Renunciou a secretaria geral para assumi seu primeiro mandato da deputado estadual 1898/1899. Foi eleito presidente da Câmara e nesse cargo assumiu o GOVERNO DE SERGIPE, com a renúncia de Martinho Garcez em 1898, permaneceu no cargo de governo até 24 de outubro de 1899, quando assumi o governo o Monsenhor Olímpio Campos. Foi reeleito como deputado estadual em 1900 e eleito vice-presidente do Estado, cargo que ocupou até 1902. Atuou bastante no campo jornalístico, escrevendo para os grandes jornais da época. Foi sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e Coronel da Guarda Nacional. Faleceu em 25 de fevereiro de 1924, deixando um grande legado literário para o Estado de Sergipe.

Texto organizado pela Coordenação de Educação e pesquisa

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil