Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Albano Franco e Martinho Garcez são homenageados pelo Palácio-Museu

A história da vida e obra dos ex-governadores Albano Franco e Martinho Garcez foram expostas na tarde dessa quarta-feira no Palácio-Museu Olímpio Campos durante mais uma edição do ?Aniversário dos Ex-Governadores?. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio do Palácio-Museu, com o objetivo de homenagear aqueles que já comandaram o Estado desde o início da República no mês em que fazem ou fariam aniversário.

Nessa quarta, os convidados especiais foram os alunos da Escola Estadual Albano Franco que foram conhecer um pouco mais sobre o personagem que dá nome ao colégio que estudam. Familiares de Albano Franco também compareceram ao evento que começou às 16 horas no Salão Multieventos do PMOC.

Além das palestras proferidas pelos estudiosos Marcos Melo e Manoel Alves, o público pôde ver medalhas, diplomas, fotos e a reprodução e documentos históricos dos homenageados. O ?Aniversário dos Ex-governadores? foi idealizado pelo Palácio-Museu que iniciou o projeto em março deste ano. A princípio, o evento constava apenas com pequenas exposições. A partir de julho, o projeto cresceu e passou a realizar palestras contando um pouco a história dos ex-governadores.

Albano do Prado Pimentel Franco nasceu em 22 de novembro de 1940 em Aracaju. É advogado, empresário e político e governou Sergipe por duas vezes consecutivas (1995/1999 e 1999/2003). Foi deputado estadual entre 1967 a 1971, senador constituinte entre 1983 a 1995 e deputado federal de 2007 a 2011. Presidiu a Confederação Nacional da Indústria.

O ex-governador Martinho César da Silveira Garcez nasceu em 30 de novembro de 1850. Foi advogado, professor, jornalista e político e governador de Sergipe de outubro de 1896 a agosto de 1898. Foi também senador de 1900 a 1909 e deputado provincial de 1874 a 1875.





Postado: 12/04/2016 - 17:51:23

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil