Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Banda de pífanos encerra programação junina do PMOC

Um grupo formado por seis jovens tocadores de pífanos se apresentou ontem no Palácio-Museu Olímpio Campos e mostrou que a arte de tocar essa pequena flauta de origem milenar e com forte tradição no Nordeste atinge todos os gostos. A apresentação da Banda de Pífanos "Esquenta Muié", da cidade de Laranjeiras fez parte da programação junina do PMOC e lotou o salão de multieventos do Palácio-Museu.

A ideia de trazer uma banda de pífanos partiu da coordenação de educação e pesquisa do Palácio-Museu ao considerar a força desses grupos na cultura nordestina. A banda apresentou os ritmos marcantes de um repertório eclético, unindo a tradição dos pífanos e a produção de novas sonoridades. "Estamos abrindo as portas do Palácio-Museu Olímpio Campos à cultura nordestina numa época em que Sergipe tem tradição como o país do forró", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, ao destacar o empenho do governo Marcelo Déda em promover o São João de Sergipe por meio dos órgãos oficiais de turismo.

A banda de pífanos "Esquenta Muié" surgiu de uma oficina de construção de pífanos, durante o XXXV Encontro Cultural de Laranjeiras (Janeiro de 2010). Na ocasião, um grupo de amigos manifestou o desejo de dar continuidade à história das bandas de pífanos naquela cidade. Segundo o maestro da banda, o músico do Corpo de Bombeiros de Sergipe e acadêmico do curso de música da UFS, Evandro de Jesus Bispo, a banda sofre influência de Luiz Gonzaga, da Banda de Pífanos de Caruaru, da Banda Pife Muderno e grupo Flautins Matuá. Em sua formação, a banda é composta por seis músicos pesquisadores da música folclórica.

A apresentação agradou ao público formado por turistas e estudantes da Escola Estadual Jackson de Figueiredo. A quadrilha Asa Branca reforçou o toque junino do evento e encantou turistas e o público em geral que teve acesso franco. A participação da banda "Esquenta Muié" contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Laranjeiras e encerrou a programação junina do Palácio-Museu.

Foto: NOel LIno/SECC





Postado: 12/04/2016 - 18:25:59

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil