Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

História de Olímpio Campos será contada no Palácio-Museu

A história do 11º governador de Sergipe será contada na tarde desta quinta-feira, 19, a estudantes e pesquisadores na edição do mês do "Aniversário dos ex-governadores" promovido pelo Palácio-Museu Olímpio Campos. O historiador, estudioso da história política de Sergipe e mestre em Ciências Políticas, Ibarê Dantas, vai falar sobre a trajetória do jornalista, sacerdote e professor Olímpio de Souza Campos, que dá o nome ao Palácio e que governou Sergipe entre 1899 a 1902.

Para este evento foram convidados os alunos das escolas estaduais Tobias Barreto, Aracaju, e Monsenhor Olímpio Campos, de Itabaianinha. O evento será no salão multieventos do PMOC, começa às 16h e é aberto ao público em geral, também. Cerca de 80 pessoas são esperadas à palestra. O acesso é gratuito.

Olímpio Campos nasceu em 26 de julho de 1853, na cidade de Itabaianinha. Antes de se tornar governador foi deputado provincial por dois mandatos (1882-1883, 1884), deputado geral (1885-1889) e deputado federal três vezes (1893-1894, 1894-1896, 1897-1899). Após deixar o mandato de governador, tornou-se senador entre 1903-1906, quando foi morto, apunhalado pelas costas na Praça 15 de Novembro, antigo Largo do Paço, centro do Rio de Janeiro, então capital da República. O crime ocorrido três meses após a morte de Fausto Cardoso, ambos por motivações políticas, chocou o Estado de Sergipe, para onde o corpo do padre foi trazido e sepultado.

O livro "História de Sergipe: República (1889-2000), de Ibarê Dantas, traça uma parte da gestão de Olímpio Campos e algumas das ações produzidas no seu governo como o calçamento de ruas da então jovem cidade de Aracaju, investimento em açudes e a instituição de vacinação nas escolas.





Postado: 12/04/2016 - 18:31:13

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil