Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Idosos conhecem a beleza e a história do Palácio-Museu Olímpio Campos

Um espaço que liga tempos e espaços de sociedades diferentes e que marca a memória do povo de Sergipe, onde o protagonista vive e é a própria história. Esse é o Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) que na última sexta-feira, 10, recebeu visitantes para conhecer a história política e cultural do Estado em programação especial. Os convidados foram idosos, integrantes do "Grupo da Melhor Idade" - da cidade de Frei Paulo, a 74 km de Aracaju.

O grupo da terceira idade foi o homenageado de honra e os estudantes do colégio Estadual Jackson de Figueiredo, de Aracaju, se somaram à visita e às apresentações do grupo Dançarte, e do coral Pingo de Ouro, do Projovem, ambos de Frei Paulo. Os dançarinos apresentaram as danças folclóricas "Maculelê" e samba de coco, e o coral cantou duas canções em homenagem ao Dia dos Pais. O grupo Dançarte foi criado em 2002 e conta com a participação de 11 adolescentes. O coral, criado em 2009, reúne 30 jovens.

Troca de experiências - "Essa é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Casa Civil na pessoa do secretário Jorge Alberto para promover essa relação social com as comunidades mais carentes e mostrar o Palácio-Museu Olímpio Campos a esses amigos nossos", disse diretor do PMOC, Oyama Teles. Segundo ele, esse tipo de evento e toda programação, foram discutidos pela diretoria e a meta agora é todo mês convidar um colégio e uma instituição de caridade.

Para o instrutor do Projovem José Fábio Santos de Oliveira, o convite é uma forma de compartilhar informações e experiências. "Esse convite, que partiu da diretoria do Museu, é importante para cada um dos nossos jovens. Sempre tratamos de temas atuais em nossas oficinas. No entanto, estudar a história política retratada aqui contribui para um crescimento maior", disse.

Viagem no tempo - Josefa Pereira dos Santos, 56, é coordenadora do Grupo Melhor Idade há oito anos. Para ela, eventos como esse atiçam a curiosidade natural do idoso e alteram a rotina deles, proporcionando uma tarde de lazer prazerosa. A coordenadora lembrou que os membros do grupo são pessoas simples, agricultoras que passaram sua juventude trabalhando na roça.

A assistente social de Frei Paulo, Lucineide Maciel, disse que a maioria dos membros do grupo nem sequer sabia da existência de um museu e da riqueza histórica e arquitetônica do palácio. Para ela, a visita é uma verdadeira viagem ao tempo. "Tudo é maravilhoso, muito lindo, me fez voltar um pouco à minha infância. Cada lugar aqui conta um pouco de histórias que jamais saberia. Lembrei algumas coisas de quando era mais nova. Nem terminei minha primeira visita e já quero voltar", relatou a pensionista Creuza Maria de Jesus, 64.

Serviço

Palácio-Museu Olímpio Campos é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas. O acesso é gratuito.
Endereço : Praça Fausto Cardoso, S/N, Centro - Aracaju/Sergipe.
Telefone: (79) 3198-1461


Fotos: Noel Lino/ASCOM SECC





Postado: 12/04/2016 - 18:41:44

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil