Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

PMOC homenageia José Calasans

Sergipe ensaiava os passos na República recém-proclamada, quando José Calasans assumiu pela primeira vez o comando do Estado, em maio de 1892. Este governador, que tem o seu nome gravado na história política de Sergipe e que teve outras duas passagens pelo então Palácio Provincial (hoje Palácio-Museu Olímpio Campos) será tema de palestra no PMOC , às 15h.

A historiadora e professora Lenalda Andrade Santos vai falar sobre a vida e obra do político que foi governador de Sergipe entre 1892-1894 e por mais dois curtos períodos (20/10 a 04/11/1930 e de 10 a 16/11/1930). A palestra, acompanhada de exposição de objetos e fotos, faz parte do Aniversário dos Ex-governadores, evento realizado todos os meses pelo PMOC.

O nome do ex-governador está ligado a um personagem da literatura e história de Sergipe, Sílvio Romero, que liderou um grupo de republicanos que depôs José Calasans no dia 11 de setembro de 1894. Curiosidades e informações históricas acerca desse fato e de outros que cercaram a vida de José Calasans, serão repassadas na palestra, aberta ao público, e que começa às 15h com a presença de alunos da Escola Barão de Mauá, convidados especiais para o evento. "Estamos levando informação e conhecimento a um público específico, no caso estudantes, e a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais da nossa história. O Palácio-Museu está de portas abertas", disse a coordenadora de educação e pesquisa do PMOC, Eliana Borges.





Postado: 13/04/2016 - 10:41:28

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil