Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

PMOC homenageia José Calasans

Sergipe ensaiava os passos na República recém-proclamada, quando José Calasans assumiu pela primeira vez o comando do Estado, em maio de 1892. Este governador, que tem o seu nome gravado na história política de Sergipe e que teve outras duas passagens pelo então Palácio Provincial (hoje Palácio-Museu Olímpio Campos) será tema de palestra no PMOC , às 15h.

A historiadora e professora Lenalda Andrade Santos vai falar sobre a vida e obra do político que foi governador de Sergipe entre 1892-1894 e por mais dois curtos períodos (20/10 a 04/11/1930 e de 10 a 16/11/1930). A palestra, acompanhada de exposição de objetos e fotos, faz parte do Aniversário dos Ex-governadores, evento realizado todos os meses pelo PMOC.

O nome do ex-governador está ligado a um personagem da literatura e história de Sergipe, Sílvio Romero, que liderou um grupo de republicanos que depôs José Calasans no dia 11 de setembro de 1894. Curiosidades e informações históricas acerca desse fato e de outros que cercaram a vida de José Calasans, serão repassadas na palestra, aberta ao público, e que começa às 15h com a presença de alunos da Escola Barão de Mauá, convidados especiais para o evento. "Estamos levando informação e conhecimento a um público específico, no caso estudantes, e a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais da nossa história. O Palácio-Museu está de portas abertas", disse a coordenadora de educação e pesquisa do PMOC, Eliana Borges.





Postado: 13/04/2016 - 10:41:28

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo