Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Crianças da Fundação Pedro Paes Mendonça se apresentam no Palácio-Museu

O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) abriu a programação cultural do mês de setembro e solenidade pela semana da independência com apresentação do conjunto infantil Pedro Paes Mendonça. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 05, no Salão Multieventos e contou com a presença de alunos portadores de necessidades especiais auditivas do colégio 11 de Agosto e colégio CEPI/ Expansão.


O conjunto infantil, regido pelo educador musical, Marcos de Oliveira Souza, interpretou hinos cívicos e canções regionais. O conjunto musical, que é do povoado Serra do Machado, de Ribeirópolis-SE, 75 km da capital, já se apresentou em outras cidades do estado realizando aberturas da Semana da Pátria. "Não conheço nenhum grupo nesta idade que toque os hinos cívicos. Este convite é de extrema importância para cada um deles. Talvez eles não tenham essa noção, mas sabem que estão contribuindo de alguma forma com seu talento", disse o educador.


Durante o evento, os convidados prestigiaram exposição dos ex-governadores do Estado que serviram ao Exército e que ficará aberta à visitação até o próximo dia 12. O professor de História dos alunos do 11 de Agosto fez uma breve explicação antes da apresentação sobre o acervo da exposição com a presença de dois intérpretes da língua de sinais, Cinthia Magno Santos Leão e Ailton Batista dos Santos. "Qualquer experiência que permita inclusão social é fundamental. Eles estão descobrindo nesta visita, a história cultural e política contada aqui", ressaltou.


O Palácio- Museu Olímpio Campos promove regularmente eventos como este com objetivo de divulgar o espaço e oferecer aos sergipanos e ao público estudantil, arte, cultura, lazer e conhecimento. "É importante trabalhar a questão da inclusão social, e este convite do PMOC possibilita um acesso à história que é fundamental para o crescimento deles. E mesmo que não possam ouvir, eles sabem do que se trata o evento que tem uma importância muito significativa para auto-estima", disse a coordenadora Alzinira Aquino.


Para o professor de Geografia do colégio CEPI, Philipe Souza Oliveira, é importante esta aula fora da escola e prestigiar o conjunto musical infantil. "Estuda-se muito sobre a Europa, Estados Unidos e muitas vezes a própria realidade do aluno é esquecida. Por isso a importância de trazê-los ao Palácio para que conheçam a história através de todo acervo", pontuou.


E o aluno Antonio Vinicius, depois de uma visita ao Palácio, prestigiando o coral e notando a presença dos estudantes com necessidades especiais disse: "Esse evento é maravilhoso, pois a cultura é para todos; para quem não é especial, e para quem é especial. Todos têm direito de participar".

Fotos: Noel Lino/ASCOM SECC





Postado: 13/04/2016 - 10:54:01

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil