Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

José Rollemberg Leite: O Governador da Educação

José Rollemberg Leite foi professor, senador e governou Sergipe duas vezes. Nascido em 19 de setembro de 1912, na cidade de Riachuelo, faleceu aos 84 anos, deixando uma marca forte na área da educação. Nesta segunda-feira, 24, o Palácio-Museu Olímpio Campos abre excepcionalmente a visitantes às 19 horas para prestar homenagens a esse político. O acesso é gratuito.

Na década de 40 (José Rollemberg assumiu o primeiro governo em 1947), Sergipe possuía, nos seus 42 municípios, um sistema público de ensino formado por apenas três escolas secundárias - Atheneu, Escola Normal e Escola de Comércio -, todas em Aracaju. Cinco Grupos Escolares em Aracaju - General Siqueira, Barão de Maruim, General Valadão, Manoel Luiz e José Augusto Ferraz - e 12 no interior. Já no primeiro governo (1947 a 1951) o professor governador construiu cinco Grupos Escolares em Aracaju - General Siqueira, Barão de Maruim, General Valadão, Manoel Luiz e José Augusto Ferraz - e 12 no interior.

Já no primeiro governo (1947 a 1951) o professor governador deu nova sede ao Atheneu, montou seus laboratórios e criou as duas primeiras escolas superiores a de Economia e a de Química. Deu auxílio financeiro e material para que fossem organizadas mais duas escolas, a de Direito e a de Filosofia, dando início ao ensino universitário. Instalou o Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe, reorganizando o Instituto de Química, criado em 1923 pelo presidente Graccho Cardoso, criou a Escola Normal Rural Murilo Braga, hoje Colégio Murilo Braga, em Itabaiana, e implantou, em todo o Estado, o Ensino Rural, em parceria com o Ministério da Educação, no Governo Dutra.

Ensino rural - Foi na gestão do ex-governador que cerca de 150 escolas rurais foram construídas no interior do Estado, atendendo, por dia, pelo menos 80 alunos. A matrícula escolar em Sergipe cresceu vertiginosamente, dando destaque e visibilidade ao pequeno estado no cenário nacional.

O MEC escolheu Sergipe para o Plano Piloto das Escolas Rurais pelas condições favoráveis do Estado, pequeno em seu território, arrumado em sua administração e com uma disposição explícita de priorizar a educação, em todos os seus níveis, em todos os lugares. As escolas rurais implantadas na gestão José Rollemberg Leite incluíram os excluídos no mapa da educação.

Segunda gestão - Quatorze anos depois de deixar o governo, José Rollemberg Leite torna-se senador da República (1965-1970), para logo depois assumir o comando do Estado pela segunda vez. No segundo governo, de 1975 a 1979, José Rollemberg Leite , apaixonado pela educação, construiu novas escolas e conveniou com a UFS (criada em 1968) para levar as licenciaturas de curta duração para o interior.

Homenagem - O evento de segunda-feira à noite faz parte da programação do mês do Palácio-Museu Olímpio Campos que todos os meses promove "Aniversário dos Ex-Governadores" como forma de relembrar fatos históricos ligado a um determinado governante que naquele mês estaria aniversariando. Na homenagem a José Rollemberg Leite haverá palestra proferida pelo advogado e professor José Rollemberg Leite Neto, neto do homenageado, concerto de Câmara com a Orquestra Sinfônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, apresentação de vídeo e exposição de fotos.

Com informações de: Pesquise - Pesquisa de Sergipe / InfoNet.





Postado: 13/04/2016 - 12:14:49

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil