Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Passeio ciclístico reúne cerca de 500 ciclistas

Quase 500 ciclistas participaram neste domingo, 23, do passeio ciclístico, evento que fez parte da programação da 6ª Primavera dos Museus. Organizada por diversos museus, entre eles o Palácio- Museu Olímpio Campos, a atividade incluiu no roteiro museus da capital que saudaram os participantes à medida que eles passavam em frente aos prédios museais.

A concentração e local de partida foi o Palácio-Museu Olímpio Campos, às 7h30. De lá, os ciclistas seguiram o percurso de seis quilômetros elaborado para que contemplasse cada um dos museus da capital. "Foi um evento muito bom que deu a oportunidade para as pessoas conhecerem os museus da nossa cidade, , além de estimular uma prática esportiva", disse o diretor do PMOC, Oyama Teles. Ele ressaltou o empenho de todos os museus na atividade e o apoio do secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto.

Os ciclistas passaram pelo: Memorial do Poder Judiciário; Museu do Homem Sergipano; Museu da Gente Sergipana; Centro de Memória da OAB e pelo Memorial de Sergipe . Por volta das 11h chegaram no Parque da Sementeira, onde foi servido um café da manhã e sorteado alguns brindes. Oyama Teles lembrou que nem a chuva atrapalhou a disposição dos ciclistas e disse que todos participantes concluíram o percurso.

O evento contou com ciclistas de Aracaju e da região metropolitana. O ciclista Geovane Ferreira veio do Marcos Freire participar do circuito. "Iniciativa excelente, pois aliou a prática esportiva à cultura", comentou. Maria José Santana disse que o passeio mostrou a ela museus que não conhecia.

Ibram - A Primavera dos Museus é um evento do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) que ocorre anualmente. O Ibram envia o convite estimulando os museus a criar uma programação própria que é inserida no calendário geral do Ibram e divulgado nacionalmente. O Palácio-Museu Olímpio Campos participa da Primavera dos Museus desde o primeiro ano de sua inauguração, em 2010, inserindo eventos culturais. Este ano, diversificou e promoveu o Passeio Ciclístico, além de uma palestra sobre "O papel social das instituições museológicas", que ocorre nessa sexta-feira, 27, às 16h, proferida pelo professor da Universidade Federal de Sergipe e diretor do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) , Albérico Queiroz.





Postado: 13/04/2016 - 12:19:21

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil