Palácio Museu Olímpio Campos -
  

(79)3216-8401 / 3216-8407

            
GOVERNADORES          INSTITUCIONAL         O PALÁCIO          NOTÍCIAS         GALERIAS          ARTIGOS e TEXTOS         PROGRAMAÇÃO          CENTRO DE PESQUISAS

 

Elias Santos lança no PMOC 'Bom dia Gonzagão'

O rei do baião será homenageado em forma de xilogravuras pelo artista plástico sergipano Elias Santos nessa sexta-feira no Palácio-Museu Olímpio Campos, 28, às 16h. O Catálogo ?Bom dia Gonzagão' é um projeto contemplado pela FUNARTE com o objetivo de enaltecer e comemorar o centenário de Luiz Gonzaga.


Para compor o catálogo, o autor visitou a cidade de Exu (interior de Pernambuco), cidade natal do rei do baião, onde obteve inspiração para a produção das xilogravuras. ?Bom dia Gonzagão' reúne uma série de xilogravuras feitas pelo artista em homenagem a Luiz Gonzaga e tem o apoio de várias entidades culturais de Sergipe, entre elas a SECULT e o SENAC, além do financiador que foi a FUNARTE.


Programação diversificada

O PMOC preparou uma programação especial que vai além do lançamento do catálogo. Na ocasião, o grupo folclórico ?Peneirou Xérem' fará uma apresentação em homenagem ao Velho Lua e o coral ?Auto de Natal do Menino Deus' enaltecerá as festividades do mês de dezembro com cantigas natalinas.


Centenário

No último dia 13, Luiz Gonzaga, completaria 100 anos. Com um legado de canções o cantor ficou imortalizado pelo som que tirava de sua sanfona como o rei do baião.


Nascido em Exu, no interior de Pernambuco, Gonzagão deixou sua cidade ainda jovem, desiludido depois de perder o amor de Nazarena, filha de coronel que não simpatizava com ele. Depois de passagem pelo exército, o cantor largou a farda para seguir seus sonhos no Rio de Janeiro, onde após uma apresentação no programa de Ary Barroso, com a instrumental Vira e Mexe, ganhou o gosto popular e o coração dos nordestinos.


O artista

Elias Santos é sergipano. Participou de diversas exposições em Aracaju e em outros estados brasileiros. Na década de 90 foi agraciado pelo Governo de Sergipe com uma bolsa de estudos para estudar arte nos Estados Unidos. Esta será a primeira vez que o artista plástico irá expor suas obras no PMOC. A tarde de autógrafos tem acesso livre.





Postado: 13/04/2016 - 15:35:58

 

Palácio-Museu


A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.


         

Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado Geral do Governo