Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

O Rei do Baião é homenageado no PMOC através da arte de xilogravuras de Elias Santos.

Luiz Gonzaga um dia falou: "Gostaria que lembrassem muito de mim, que sou filho de Seu Januário e Dona Santana, que decantei os pássaros, os animais, os valentes, os covardes, os pobres, os beatos, e o nordeste. Gostaria que lembrassem que este sanfoneiro amou muito seu povo e o seu Nordeste". E seu pedido até hoje é atendido.

O artista plástico sergipano, Elias Santos, entendeu bem esse recado. Por meio do seu trabalho em xilogravuras ele homenageou o Rei do Baião com o catálogo ?Bom Dia Gonzagão' lançado nesta sexta feira, 28, no Palácio-Museu Olímpio Campos. A publicação tem o patrocínio da FUNARTE, com apoio de várias entidades culturais de Sergipe, entre elas a SECULT e o SENAC.

Para inspiração e produção das xilogravuras do catálogo, o autor realizou intervenções artísticas em Exu (PE), cidade natal do Rei do Baião, visitando sua casa, o pé da serra e respirando o ar por onde sanfoneiro passou. "Este trabalho é muito gratificante para mim. Quero que todos os sergipanos e nordestinos sintam-se presenteados com minha arte", disse o artista.

Mais de mil exemplares foram produzidos e serão distribuídos gratuitamente ao público durante o lançamento do mesmo em diversas cidades do Estado e em Pernambuco, cidade de origem do homenageado. Todo público que prestigiou o lançamento no PMOC foi presenteado com o livro.

O impresso conta ainda com textos de pesquisadores e admiradores de Luiz Gonzaga, sergipanos como José Paulino, Paulo Corrêa, Paulo do Eirado, José Augusto, Carlos Britto e escritor paranaense Bené Fonteles. "Participar de uma obra como esta é gratificante para mim. Elias consegue em sua arte presentear os sergipanos com algo belo e único. Escrevi o artigo ?O Rei e a Princesinha' que conta um pouco a paixão de Luiz Gonzaga por Propriá (SE) e por Sergipe e satisfação maior não há", ressaltou o presidente da Sociedade Semear, Carlos Britto.

O pesquisador José Augusto também se fez presente no lançamento do ?Bom dia Gonzagão'. Ele estuda a vida de Luiz Gonzaga há cerca de 15 anos. "Ele é referencial não só na música popular brasileira, como também na nordestina e em Sergipe deixou seus seguidores. Apresento no catálogo ?ABC do Sertão', que é a demonstração fonética do alfabeto e como o nordestino identifica as letras pelos sons que lhes são correspondentes", notificou José Augusto.

O Palácio-Museu Olímpio Campos, por meio da coordenação de museologia, sob a direção de Izaura Júlia Ramos, preparou uma programação especial para o lançamento do catálogo. Convidou o grupo folclórico ?Peneirou Xerém' que fez uma belíssima apresentação em homenagem ao Velho Lua com ?Auto de Natal do Menino Deus'. "Que privilégio poder apresentar a nossa cultura nesta tarde de lançamento de um catálogo que além de ser um presente é um meio de deixar eternizada uma linda homenagem ao Rei do Baião e ainda ser lançado com grande estilo em lugar belíssimo como o Palácio-Museu", falou Josefa Oliveira, coordenadora do grupo folclórico.

O Palácio-Museu Olímpio Campos orgulha-se em apresentar grandes artistas sergipanos como, Elias Santos, que expressa em cada xilogravura a força e a beleza nordestinas. As portas estão sempre abertas para perpetuação e apresentação cultural, pois a casa é de todos que além de guardar e reviver a história política sergipana tem como objetivo apresentar a riqueza cultural do nosso povo, da nossa gente.



Fotos: Noel Lino





Postado: 13/04/2016 - 15:40:46

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil