Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Mulheres são homenageadas no Palácio Museu Olímpio Campos

O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) homenageia todas as mulheres de Sergipe através da exposição "MUSAS", em comemoração ao dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no último dia 08 de março. São professoras, agriculturas, feirantes, garis, estudantes, costureiras, dançarinas, garçonetes e tantas outras mostradas através do olhar e recorte da fotógrafa Edinah Mary.

O PMOC, através desta exposição, tenta homenagear todas as mulheres que nos dias atuais, quase sempre anônimas, contribuem efetivamente com extrema dedicação para um mundo melhor. E como diz o poeta Cesar Garcez, em seu poema ?Nome de Mulher', são tantas "Marias, Maria das Dores, Maria de Lourdes, Maria do Carmo, ou simplesmente Maria", cada uma delas são verdadeiras musas contemporâneas.

Mulheres Sergipanas

Como não dá para homenagear todas as mulheres sergipanas, apresentando suas lutas, conquistas e batalhas, para representá-las, o Palácio-Museu Olímpio Campos escolheu três nomes: Núbia Marques, que nasceu em Aracaju no dia 21 de dezembro de 1927, filha de Atílio Pinna Marques e Bernardina Rosa Marques. É formada em Belas Artes e mostra sua sergipanidade em poesias, contos e romances; Carmelita Pinto Fontes, que nasceu na cidade de Laranjeiras no dia primeiro de fevereiro de 1933. Em 1962 fundou Academia Sergipana de Jovens Escritores. É formada em Letras e foi professora na Universidade Federal de Sergipe- UFS; e por fim a poetisa, ficcionista, psicopedagoga, formada em Filosofia e Psicologia, a sergipana Gizelda Santana Morais, que nasceu no dia 30 de maio de 1939.

Sentimentos e Poesia

As três ?MUSAS' contemporâneas escolhidas representam o perfil da mulher sergipana e entre tantas qualidades elas são poetas e seus sentimentos transmitidos em poesias merece destaque:

"Tentei o pão/ para traçar o destino tentei o beijo/ para difundir o afeto tentei a espada/ para a estratégia da luta é muito esforço/ para tão pouca vida".
Núbia Marques - Maturação, 1997.

"Já não sei se te amei como devia/ já não sei se te quis como queria/ sei que te amei bem mais do que podia/ mais tempo do que tinha para amar".
Carmelita Pinto - Incerta Incerteza, 1982.
"Deus seja louvado/ sejam louvados os deuses que infringiram as leis/ as suas próprias".
Gizelda Santana - As leis e as exceções, 1982.


Neste mês dedicado as mulheres, toda a coordenação do Palácio-Museu Olímpio Campos deseja que as ?MUSAS' sejam reconhecidas e que seu papel na sociedade não passe despercebido. A exposição está aberta ao público e o acesso é gratuito.





FOTOS: ASCOM/SECC





Postado: 13/04/2016 - 15:54:12

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil