Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Conselho Estadual dos Direitos e Proteção ao Idoso realiza capacitação no PMOC

Nesta quinta-feira, 18, o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), abriu suas portas para que o Governo de Sergipe por meio da Secretária de Estado dos Direito Humanos e da Cidadania e do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso realizassem capacitação dos novos conselheiros para que eles pudessem entender o funcionamento de uma Instancia de Controle Social nos níveis estadual e municipal.


"Capacitação em Estrutura e Funcionamento de Conselhos na Área do Envelhecimento". Este foi o tema abordado, com objetivo de dar uma visão macro de Conselho para os conselheiros, pontuando os seus principais desafios, atividades e atuação. "Este evento tem como finalidade capacitar, e mostrar aos novos conselheiros que somos agentes de proteção dos direitos da pessoa idosa e o nosso objetivo é agregar a todos", disse secretaria adjunta da Secretária de Estado Direitos Humanos e Cidadania, Selma Amorim.


O evento teve inicio às 8:00 horas da manhã e foi até às 18:00 horas com credenciamento dos novos conselheiros que irão atuar no Estado e palestras que apresentaram a temática sobre programas e ações de promoção dos direitos da pessoa idosa, ação do Ministério Público em relação a política estadual do idoso , mito e estereótipos do envelhecimento e conhecimentos dos mecanismos de acompanhamento aos municípios, ferramentas e instrumentos de gestão financeira, da política do idoso.


Os palestrantes responsáveis pelas mesas-redondas foram: José Leôncio Rodrigues Brito, sociólogo e analista técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Combate à pobreza da Bahia, Andreza Silva Santos, Assistente Social da SEIDES, Êlda Maria Santos Cruz de Souza,conselheira suplente, Maria José Silva Matos, conselheira e Manuel Durval Andrade Neto, presidente do Conselho.


Importância da Capacitação


"Esta capacitação é importante porque novos conselheiros precisam conhecer os novos desafios, como desenvolver sua função, como atuar, entre outras atividades", pontuou, Rivanete Bezerra dos Santos, conselheira há sete anos.


Já o presidente do conselho, Manuel Durval, falou sobre a importância de colocar em pauta a discussão de políticas públicas para o idoso. Ressaltando que o trabalho do conselho do idoso é um trabalho voluntário e que cada secretaria do Estado ao indicar um nome para o conselho visa um melhor atendimento a pessoa idosa, e com isso garantir o direito de participação cidadã.


José Leôncio Rodrigues Brito, que veio da Bahia, apresentou para os novos conselheiros as principais informações e conceitos que subsidiarão visita institucional, visita domiciliar, bem como a assessoria aos conselheiros municipais.


"Os conselhos que tratam do envelhecimento humano tem como finalidade formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar a política municipal dos direitos dos idosos, zelando pela execução dentre outras atividades", esclareceu, Êlda Maria Santos Cruz de Souza, conselheira suplente.





Postado: 13/04/2016 - 15:56:38

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil