Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio Museu realiza encerramento de atividades em comemoração ao seu terceiro aniversário

Nesta sexta-feira, 07, o Palácio Museu Olímpio Campos encerrou as atividades em alusão à comemoração de aniversário da transformação do Palácio de Governo em Palácio Museu de Governo aberto à visitação pública. Em parceria com as secretarias de Educação e Desenvolvimento e Inclusão Social, a Casa Civil realiza anualmente o evento "Um parabéns especial ao Palácio Museu" que consiste em promoção de atividades lúdicas e educativas, durante todo o mês de maio, exclusivamente voltadas para o público de pessoas com deficiências.


A segunda edição do evento "Um Parabéns Especial ao Palácio Museu" contou com a visita de um público diversificado de cento e três crianças e jovens com deficiências visual, intelectual, auditiva e física, das escolas da rede estadual de ensino e entidades voltadas para a educação especial. Depois de uma visita monitorada nos principais salões do Palácio Museu Olímpio Campos os estudantes participaram de oficinas de pinturas e esculturas e, baseados em suas percepções, fizeram esculturas e pintaram quadros que ficaram expostos ao público até o dia 31 de maio.


Na manhã de hoje, 07, os estudantes participaram de uma comemoração onde receberam suas obras de arte e certificados de participação nas oficinas de pintura e esculturas. As apresentações artísticas ficaram por conta do coral do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) e do artista Rodrigo Gustavo.


Na ocasião o subsecretário de Patrimônio do Estado, Luiz Alberto, representando o governador Marcelo Déda, agradeceu a todos os envolvidos na execução do projeto além de ter ressaltado a importância dessa atividade inclusiva onde o museu comemora também a acessibilidade que disponibiliza ao seu público.


Para a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jane Mari, o projeto ?Um parabéns especial ao Palácio Museu' é muito interessante, pois promove a autêntica reabilitação da pessoa com deficiência que é a promoção da autonomia dela. "Nós não devemos fazer pela pessoa com deficiência, nem fazer para ela, nós devemos garantir os espaços onde elas possam apresentar plenamente suas capacidades físicas e intelectuais e aqui eles estão exercendo a sua cidadania, estamos derrubando as barreiras impostas pela sociedade, sejam elas arquitetônicas ou comunicacionais", explicou a presidenta.


"Um parabéns especial ao Palácio Museu" é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação (SEED) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SEIDES).


Autoridades presentes


Participaram do evento o subsecretario de Patrimônio do Estado de Sergipe, Luiz Alberto, representando o governador Marcelo Déda, o vereador Lucas Aribé, a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jani Mari, a coordenadora da Divisão de Educação Especial da SEED, Maria Aparecida Nazário, o representante do secretário de Estado da Fazenda interino, Oliveira Júnior, José Claudio Teixeira, a representante do secretário de Estado dos Direitos Humanos, Luiz Eduardo Oliva, Rosana Amaral, além dos técnicos da Secretaria de Estado da Casa Civil, do Palácio Museu Olímpio Campos e secretaria de Educação.

Histórico

No dia 21 de maio de 2010, o Governador Marcelo Déda assinou o decreto que transformou o Palácio Olímpio Campos em Palácio Museu e, pela primeira vez em seus 143 anos, o Palácio, ex-sede do governo estadual, abriu suas portas para visitação pública. Após passar por um processo minucioso de restauração, que começou em 2007, o Palácio Museu Olímpio Campos abriu as portas para turistas, pesquisadores e alunos interessados em conhecer de perto os fragmentos da história política do Estado de Sergipe, recontada por objetos pessoais, mobiliários de época e amplo acervo artístico e museológico. O Palácio Museu é dotado de acessibilidade à pessoa com deficiência e conta com um grupo de monitores preparados para atender este público. Seu funcionamento, de terça a sexta-feira, ocorre das 10 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 13 horas. A entrada é gratuita.





Postado: 13/04/2016 - 16:14:26

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil