Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio Museu Olímpio Campos comemora os festejos juninos

Com muito arrasta-pé, quadrilha, sanfoneiros, banda de pífanos e comidas típicas, o Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) comemorou o dia de São Pedro com todos que se fizeram presentes na tarde desta sexta-feira, 28. A tarde festiva começou com apresentação do trio Persanne Music e CIA, que animou todos que passavam na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Palácio.


Para abrilhantar ainda mais, a festa junina contou com a apresentação da Quadrilha "Nova Vida", do SESC/Siqueira Campos. Cerca de 40 integrantes, todos com mais de 60 anos, dançaram e animaram o público com suas coreografias ensaiadas e repertório junino. A quadrilha do SESC tem mais de trinta anos e há onze é coordenada por Anderson Charles, que anima todos os idosos do grupo. "É gratificante fazer parte dos festejos juninos e apresentar nossa riqueza cultural, aqui no Palácio Museu Olímpio Campos - símbolo de beleza, riqueza e orgulho pro nosso estado. A coordenação está de parabéns por organizar um evento como este e não deixar passar em branco a festa do povo nordestino", disse coordenador da quadrilha.


A coordenação do Palácio Museu Olímpio Campos também organizou uma palestra sobre a importância e surgimento da banda de pífano e convidou o grupo "Esquenta Muié", da cidade de Laranjeiras, que encerrou a tarde de festejos. "O Palácio Museu Olímpio Campos não podia deixar passar em branco esta festa que representa a cultura e a riqueza sergipanas. É com muito orgulho que preparamos estas apresentações para nossos visitantes e público em geral", disse Eliana Borges, coordenadora de Educação e Pesquisa do PMOC.


Banda de Pífano


Evandro de Jesus Bispo, multi-instrumentista, foi o responsável em apresentar para o público um pouco do histórico, surgimento e importância cultural da banda de pífano para o Estado de Sergipe. De acordo com ele, um grupo de seis amigos dá continuidade à história das bandas de pífanos da cidade de Laranjeiras, viajando dentro e fora do estado para disseminar esta riqueza cultural. A banda de pífanos batizada de "Esquenta Muié" nasceu em 2010 com uma proposta de promover uma redescoberta do pífano, do folclore e da rica música nordestina.


As apresentações da banda são marcadas pelo repertório eclético, que une a tradição dos pífanos e a produção de novas sonoridades e manifestações musicais. Entre as principais influências que a banda recebeu estão: Luiz Gonzaga, a Banda de Pífanos de Carauru, a Banda de Pife Muderno e o grupo Flautins Matuá. Em sua formação, a banda é composta por seis músicos, Evandro de Jesus Bispo, Aislam dos Santos Cruz, Vanderson Augusto dos Santos, Antônio Paulo dos Santos Silva, Carlos Adriano Costa e Camilo Valentin de Jesus Santos, que trazem um histórico de pesquisa da música folclórica e unem suas experiências para promover uma afirmação da identidade musical do povo sergipano.





Postado: 13/04/2016 - 16:21:34

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil