Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio Museu Olímpio Campos abre a Primavera nos Museus

O início das atividades culturais realizadas no Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC), durante a ?VII Primavera dos Museus', foi marcado, na tarde dessa quarta-feira, 25, pela presença de autoridades, estudantes, pesquisadores e agentes da área. Através do evento, que acontece em várias unidades museais do Brasil, com base no tema ?Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira', a unidade será, até o próximo dia 29, palco para a exposição ?Arte in África - Arte e Tradições do Continente Mãe', que conta com a curadoria de Guga Viana.


De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, o momento se fez oportuno para refletir sobre a importância do evento nacional e da utilização de espaços culturais, como o PMOC, para a realização do mesmo em Sergipe. O que, segundo ela, faz alusão à implementação de mudanças significativas na política cultural brasileira, protagonizadas pelo Governo Federal e refletidas em Estados que buscam estar em sintonia com tal política.


"Temos orgulho de testemunhar o desempenho do governador Marcelo Déda e, em prosseguimento, do governador em exercício Jackson Barreto, na recuperação do patrimônio histórico de unidades culturais sergipanas. Ação restauradora essa que tem impacto direto na formação da identidade cultural do nosso povo e é tida como resultado da estruturação de políticas públicas culturais dinamizadas pelo Governo Federal, tornando possível, entre milhares de benefícios adquiridos, a utilização de espaços revitalizados, como o PMOC", ressaltou Eloisa Galdino.



Exposição


Entre as diversas temáticas abordadas na exposição, se destaca algumas das principais tradições africanas, entre elas, a prática da tecelagem utilizada por mulheres. Materiais, como uma cama mortuária utilizada na Costa do Marfim, localizada no oeste do continente africano, e a máscara Dan, utilizada para invocar espíritos de antepassados africanos, também foram expostos.


Segundo a professora do curso técnico em eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SE), Elislene Alves, o conteúdo absorvido pelos 31 alunos que conduziu até o PMOC servirá para o estudo do tema ?ética, meio ambiente e sociedade. "Estamos diante de uma grande oportunidade que favorece o conhecimento da diversidade cultural existente no mundo. Conhecer a cultura afro-brasileira é respeitar as tradições que a caracterizam, bem como as tradições culturais brasileiras", declarou a professora.


Para a estudante Crisevenyn Santos, a visita ao PMOC oportunizou o acesso aos atrativos da ?VII Primavera dos Museus'. "É a primeira vez que visito um espaço como esse, o que me traz satisfação e desejo de aplicar os ensinamentos aqui adquiridos na dinâmica cultural do Senac e na minha própria vida acadêmica", assegurou a estudante de 18 anos.


Primavera dos Museus


O evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece anualmente desde 2007, na perspectiva de divulgar todas as potencialidades culturas existentes no Brasil, com base numa temática estabelecida. Em Sergipe, a sétima edição do evento nacional acontece mediante oferta de diversos atrativos promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Subsecretaria de Patroimônio Histórico do Estado de Sergipe, entre os dias 23 de setembro e 23 de outubro.


A cerimônia que marcou o início das atividades alusivas a ?VII Primavera dos Museus' no PMOC ainda contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Luiz Fernando Soutello; do chefe de gabinete da secretaria de Estado da Casa Civil, José Paulo Neto e do promotor de Justiça Luiz Fausto Valois.

Fotos: Fabiana Costa Secult/SE





Postado: 13/04/2016 - 16:33:33

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil