Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Reforma da Praça Almirante Barroso complementa obras do PMOC

A reurbanização da Praça Almirante Barroso, localizada no Centro de Aracaju ao lado do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC), está com suas obras dentro do ritmo previsto. O projeto iniciado em janeiro faz parte do programa ?Sergipe Capital', anunciado pelo governador Marcelo Déda nas comemorações do aniversário de 155 anos do município, na última terça-feira, 16.
O serviço é administrado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) com investimentos que superam os R$ 839 mil. No momento, 30 operários trabalham na recuperação da pavimentação, restauração dos monumentos, nova iluminação pública, reforma do museu aberto e novos paisagismos e arquitetura.
Em dois meses e meio de reforma, 40% do projeto já foram alcançados a partir dos 30% da troca da pavimentação executados e da abertura de uma alameda no lugar de canteiros antigos. A conclusão da reforma da praça está prevista para junho.
A obra complementará a reforma do Palácio Olímpio Campos, que no momento passa por uma restauração minuciosa com o prazo de conclusão previsto para este mês. O Governo do Estado pretende transformar o prédio antigo em um museu que contará a história de Sergipe no período republicano.
Para Gileno Batista, taxista cujo ponto se localiza próximo à praça, o local terá o potencial de se tornar uma referência para Aracaju. "Já tem 25 anos que eu trabalho aqui e nunca vi uma reforma tão ampla como essa que o Governo do Estado está fazendo. Tudo ficando muito bonito e acredito que se transformará em mais um cartão postal para a cidade", declarou.
Segundo Edelzuíta Pereira, comerciante da região, a ideia de revitalizar amplamente o espaço trará um grande benefício para a população. "Ter essa praça pra passear, encontrar os amigos e namorar é ótimo. Vai ficar ainda melhor com a reforma do Palácio e o funcionamento do museu. Espero que o movimento daqui da região aumente as minhas vendas", considerou.

Foto: Mário Sousa / SEINFRA





Postado: 07/04/2016 - 12:38:49

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil