Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Palácio-Museu recorda trajetória de Leite Neto

Um dos sergipanos mais ilustres, Leite Neto faria 108 anos neste dia 14 de março. Nascido em 1907, no município de Riachuelo, Francisco Leite Neto foi governador provisório do estado de Sergipe, senador, secretário geral e deputado federal, além de outras funções em que esteve à frente, como a direção da Penitenciária Modelo de Sergipe.

Filho de Silvio César Leite e Lourença Rollemberg Leite, ele tem no nome de sua família - tanto de pai quanto de mãe ? figuras imponentes do estado. Seu bisavô, por exemplo, era o Barão de Estância, e a família Rollemberg, de sua mãe, era marcada pela vivência política.

Os primeiros passos de Leite Neto na vida escolar foram em Riachuelo, vindo logo depois à Aracaju fazer o curso secundário no Colégio Salesiano e mais tarde se mudando para Salvador, onde terminou seus estudos no Colégio dos Jesuítas, o Antonio Vieira. Lá mesmo na Bahia, formou-se na Faculdade de Direito. Quando seus estudos já estavam concluídos ele voltou à Aracaju e iniciou sua vida profissional como advogado e pensador de Direito.

Logo após retornar à Aracaju, o lagartense foi convidado a dirigir a Penitenciária Modelo, construída em 1926. Tempos depois foi eleito para a Assembleia Constituinte Estadual, onde redigiu a Constituição do Estado de Sergipe, promulgada em 16 de julho de 1935. Em 1941, assumiu a Secretaria Geral, permanecendo até 1945, quando teve a assumiu a chefia do executivo estadual. Ingressou no Partido Social Democrático (PSD) em 1945, sendo eleito deputado federal, tendo outros mandatos em 1950, 1954 e em 1958, assumindo provisoriamente o Governo do Estado em seu primeiro mandato.





Postado: 13/04/2016 - 17:18:28

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil