Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Alunos da rede pública realizam visita experimental ao Palácio-Museu Olímpio Campos

Em parceria com secretaria municipal de Educação o governo do Estado promoveu na tarde desta terça, 27, uma visita experimental dos alunos da rede pública municipal ao Palácio Olímpio Campos (PMOC). A intenção é que os alunos e professores conheçam o ambiente do que será o futuro Palácio-Museu, sejam apresentados ao material didático que está em fase final de elaboração, e assim possam oferecer sugestões de aprimoramento, para um futuro calendário permanente de visitação de alunos das escolas públicas.



Na primeira visita, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Thétis Nunes e EMEF Presidente Vargas tiveram a oportunidade de apreciar as dependências do palácio, e através da equipe de monitoria, coordenada pela museóloga, Isaura Ramos, tiveram uma aula sobre a história política do estado de Sergipe. Os monitores explicaram cada sala do PMOC e sua importância para o Estado, além de apontarem os objetos e mobiliário do museu esclarecendo as particularidades do período em que foram utilizados.



Para a aluna do 9° ano da EMEF Presidente Vargas, Ana Paula, a visita a um Museu que ao mesmo tempo é Palácio do Governo foi uma surpresa. ?Eu fiquei surpresa em poder conhecer de perto onde o governador no Estado trabalha, não imaginava que a gente pudesse chegar tão perto do lugar onde vários governadores estiveram e trabalharam?, frisou Ana Paula.



Os alunos demonstraram curiosidade em conhecer um pouco mais da história política do Estado ao interagirem com os monitores. Diogo César, aluno na EMEF Professora Maria Thétis Nunes afirmou que o aprendizado se torna mais fácil quando os alunos ouvem e vêem a história de perto. ?Vendo esses móveis, as fotos, os quadros e os objetos fica mais fácil da gente aprender e ter mais informações sobre a política do nosso estado?, destacou o aluno.



O coordenador geral da EMEF Presidente Vargas, Claudio Gomes, explicou que a escola Presidente Vargas e a escola Professora Maria Thétis Nunes marcaram a vida estudantil de Aracaju, pois foram as primeiras escolas a visitarem o Palácio-Museu após a reforma. ?Os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer de perto a história de Sergipe, e esse conhecimento se expande para toda a sociedade, pois eles vão dividir essas experiências com seus pais e com outros colegas?, destacou o coordenador.



Ao final da visita a coordenadora da secretaria municipal de Educação, Valdinete Silva, avaliou que a ocasião ?foi uma verdadeira aula de cidadania?. A coordenadora confessou que ficou emocionada com a grandiosidade da restauração e observou que não só o prédio foi resgatado, como também a história política de Sergipe foi resgatada junto a essa reforma.





Postado: 07/04/2016 - 12:44:17

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil