Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Imprensa visita obras de restauração do Palácio Olímpio Campos


Na manhã desta sexta-feira, 19, o Palácio Olímpio Campos foi aberto à visitação da imprensa sergipana. Os jornalistas foram conferir as obras de restauração que estão sendo feitas no prédio desde abril deste ano. A secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, e o secretário de Estado da Casa Civil, José de Oliveira Junior, acompanharam os jornalistas durante a visita. O projeto de restauração está revitalizando um dos mais importantes patrimônios de Sergipe.

Segundo a secretária Eloísa Galdino, a obra é a efetivação de um projeto cuidadoso e meticuloso da restauração de todas as obras e do mobiliário do Palácio Olímpio Campos. "Tudo isso está sendo feito para que este espaço, que simboliza o poder do Estado de Sergipe, possa ser aberto para a visitação dos sergipanos", explicou. O projeto do governo é transformar o Olímpio Campos em um museu que conte a história de Sergipe no período republicano.

Para o secretário da Casa Civil, a obra demonstra o zelo do Governo do Estado com a cultura e com o patrimônio histórico de Sergipe. "As equipes envolvidas sabem que não se trata de uma mera obra de engenharia civil, mas da restauração da cultura e da história política sergipana. O governador Marcelo Déda tem determinado a todos um cuidado muito grande com a cultura do Estado", disse Oliveira Júnior.

A responsável pelas obras e representante da empresa AM Restauro, Ana Maria Villar, explicou o processo que está sendo desenvolvido no local. Segundo ela, é de extrema importância para a história de Sergipe o Governo do Estado ter percebido a importância de revitalizar as obras existentes no Palácio. "O que encontramos aqui foi o resultado de anos de descaso. Dentro da minha experiência, este foi o prédio que eu encontrei em pior estado de conservação, mas com muito trabalho estamos conseguindo chegar à originalidade das peças", disse Ana Maria.

As obras

Desde abril deste ano, a equipe responsável pelo restauro está trabalhando na revitalização das obras de artes encontradas nas dependências internas do Palácio Olímpio Campos. O contrato está orçado em R$ 1,2 milhão, com expectativa de entrega da reforma em abril de 2008. O governador Marcelo Déda assinou a ordem de serviço para as obras em março deste ano. Os trabalhos estão sendo coordenados pelas secretarias de Infra-Estrutura e de Cultura.

Cerca de 50% das obras em andamento estão em estado avançado de conclusão. Segundo o restaurador Marcos Vinicius Freitas, todo o processo de mapeamento e retoque das obras é bastante minucioso. "Encontramos casos de se ter cinco camadas de pintura sobre uma obra de arte, resultado de muita modificação de governo para governo. Por exemplo, um governador chegava aqui e não gostava da cor, mandava mudar sem idéia nenhuma de estar modificando um patrimônio público", explicou Marcos Vinicius.
Para a assessora-técnica de Patrimônio Cultural, Ana Conceição, é importante resgatar o trabalho de um grupo de artistas que deixou um legado brilhante para a sociedade sergipana. "Sinto-me plena ao ver tudo isso acontecendo. É satisfatório demais ter um Governo que perceba a importância desse resgate", disse Ana Conceição.

História

O Palácio Olímpio Campos foi inaugurado em 1863 e tombado por decreto estadual em 1985, onde funcionou como sede do governo estadual até 1995, quando as tarefas de governo foram transferidas para o Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco. Segundo Ana Conceição, o prédio demorou muito a ser construído. "Quando o imperador veio a Sergipe, em 1870, o palácio ainda estava em obras", contou.

A arquitetura do prédio é predominantemente neoclássica, mas segundo Ana Conceição, ela também pode ser definida como eclética. A assessora-técnica relata também que na década de 20, o governador Pereira Lobo contratou uma equipe de artistas italianos residentes na Bahia para construir o acervo artístico encontrado atualmente no Palácio.

Foto: André Moreira / ASN





Postado: 07/04/2016 - 11:52:55

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil