Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Debate sobre o saber museológico em Sergipe é realizado no Palácio Museu Olímpio Campos

Durante a tarde de hoje, 17, aconteceu no espaço Multieventos do Palácio Museu Olímpio Campos, a mesa redonda com tema "A Institucionalização do saber museológico em Sergipe", o debate faz parte das comemorações da 14° Semana Nacional de Museus o Dia Internacional dos Museus e o Aniversário de Inauguração do Palácio-Museu.
Estiveram compondo a mesa, representantes de instituições ligadas à cultura e à museologia no Estado. Como Lindolfo Amaral, Assessor Executivo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), as professoras Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes e Cristina Almeida e Ézio Déda - Diretor Superintendente do Museu da Gente Sergipana - Marcelo Déda.
Também marcaram presença na mesa redonda alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Pio Décimo. Segundo Adriano Góes, coordenador pedagógico do Colégio, a participação dos alunos no evento e na visitação ao Museu ajudará a professora a trabalhar as competências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em sala de aula.
Professora Jéssica Ferreira, que ministra a disciplina Laboratório de Leitura afirmou que uma palestra no museu é interessante pois trabalha tanto a literatura quanto a arte. "A gente achou interessante fazer essa atividade interdisciplinar para mostrar pra eles na prática, o que eles vão ver na prova e complementar o que eles já vêm em sala de aula", explica a docente.

Debatedores comentam o Evento

Para Lindolfo Amaral, o período comemorativo é de extrema importância para se pensar uma política pública de fomentação comum para os museus, salientando a criação do Sistema Estadual de Museus. "Estamos atravessando uma fase difícil no contexto nacional pelo fechamento do Ministério da Cultura, pois ligar a Cultura à Educação é uma forma de inviabilizar todas as políticas quer estavam em planejamento e em processo de execução", destaca.
A professora Verônica Nunes salientou a construção dos museus e das museologias em Sergipe antes da instauração do curso de Museologia. "Eu considero esses eventos sempre salutares e bem-vindos, para num primeiro instante uma confraternização entre os colegas presentes e num segundo momento para expor o que se tem feito dentro das instituições museológicas sergipanas", comenta a museóloga.
Cristina Almeida, também professora de Museologia da UFS, apresentou durante seu momento de fala sobre a formação do museólogo, para ela a Semana de Museus é importante pois movimenta as instituições, faz com que a comunidade conheça os trabalhos dos museus e proporciona aos profissionais exporem seus trabalhos.



Para Aglaé Fontes, presidente da Funcaju, que em sua fala apresentou a história Centro Cultural de Aracaju, essa comemoração é extremamente importante na medida em que sendo desenvolvida em diversas instituições, como o próprio Centro.
De acordo com Ézio Déda, diretor superintendente do Museu da Gente Sergipana ? Marcelo Déda, o evento mostra que o Estado tem uma política cultural e que em Sergipe temos museus sedimentados e reconhecidos pela sociedade sergipana e por turistas, "a política museológica do Estado tem avançado muito, e uma prova é que essa programação já é efetiva e tem mostrado a força dos nossos museus".
Ainda na tarde de hoje foi aberta, com a visita dos convidados que compuseram a mesa, a exposição Museu visita Museus: O Palácio-Museu recebe o Museu Afro-Brasileiro de Sergipe (MABS).

Acompanhe nossas informações pelo Facebook



Postado: 25/05/2016 - 16:54:27

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil