Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Homenagem ao Ex-Governador João de Andrade Garcez

João de Andrade Garcez foi Governador de Sergipe, cirurgião-dentista, funcionário do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC), esteve envolvido na fundação do curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e durante dois anos foi presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe.

Filho de Álvaro de Freitas Garcez e de Maria Leonice de Andrade Garcez nasceu na cidade de Laranjeiras (localizada a aproximada de 20 km de Aracaju) em 25 de junho de 1926. Foi casado com Delorisa Maria Vasconcelos Bastos Garcez, teve três filhos e faleceu em novembro de 2001 devido a uma insuficiência respiratória.

Vida Profissional

Em 1946 concluiu sua formação superior na Escola de Odontologia da Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador.Voltou a Sergipe em 1950, quando foi nomeado funcionário interino no Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC). Atuando como cirurgião bucomaxilofacial ingressou no Hospital de Cirurgia de Sergipe, em 1952.

Filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena) foi eleito governador de Sergipe pela Assembleia Legislativa em junho de 1970 e em março do ano seguinte passou o cargo a Paulo Barreto de Meneses.

Segundo o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), em seu mandato Garcez abriu frentes pioneiras de trabalho no setor rodoviário, em áreas atingidas pela seca, firmando também convênios com o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) para atuação no interior do estado. Assinou ainda contrato de concessão de empréstimo com o Banco do Brasil para a realização dos trabalhos de dragagem da barra de acesso ao porto de Aracaju.

Passou a integrar, a partir de dezembro de 1972, o quadro docente da UFS, onde permaneceria até 1990.


Fonte



Postado: 07/06/2016 - 15:21:54

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil