Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Homenagem a Tobias Barreto

Tobias Barreto de Menezes foi filósofo, escritor e jurista, nasceu em 7 de junho de 1839 na Vila de Campos do Rio Real, região há cerca de 130 km de distância de Aracaju, onde hoje está localizada a cidade que leva o nome do escritor.

É o patrono da cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras, abolicionista, liderou a Escola do Recife - Movimento de cunho sociológico e cultural que aconteceu na Universidade de Direito do Recife e promoveu diversos estudos na área da antropologia e da sociologia.

Além de ter sido um grande escritor de jornais e periódicos, Tobias escreveu poemas, ensaios, e artigos, sobre direito, literatura e crítica social, muito ligado ao pensamento filosófico e antropológico Alemão. Segundo Luiz Antônio Barreto, no livro Personalidades Sergipanas, toda a obra de Tobias buscava alterar os conceitos que vigoravam em sua época.

Tobias Barreto faleceu no Recife em 1889.





Postado: 08/06/2016 - 13:52:31

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil