Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Homenagem ao Ex-governador José Rodrigues da Costa Dória

Filho de Gustavo Rodrigues da Costa Dória e de Maria Soledade Costa Dória, José Rodrigues da Costa Dória nasceu em Propriá no dia 25 de junho de 1859. Iniciou os estudos no Ateneu Sergipense, em Aracaju, e mais tarde ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador.

Trabalhou em Laranjeiras como médico até 1885, quando retornou à Salvador para ser professor na mesma faculdade onde se formou. Na mesma época, também foi professor de medicina legal na Faculdade Livre de Direito da Bahia. Foi eleito conselheiro municipal de Salvador em 1896, e participou do Conselho Sanitário Superior da Bahia.
Em 1897 elegeu-se deputado federal por Sergipe na legenda do Partido Republicano Conservador, reelegendo-se em 1900, 1903, 1906 e 1918.

Em 1908 foi eleito presidente de Sergipe? cargo que no período da Primeira República equivalia a Governador, permanecendo no cargo até outubro de 1911.
De acordo com o documento do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC)foi deputado de Sergipe de novembro de 1933 a abril de 1935,participando dos trabalhos de elaboração da nova Carta Constitucional.

Escreveu diversos artigos sobre medicina que foram publicados em jornais da Bahia e de Sergipe.Faleceu em Salvador no dia 14 de fevereiro de 1938.


Fonte



Postado: 15/06/2016 - 16:19:14

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil