Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Homenagem ao Ex-Governador João Maria Loureiro Tavares

João Maria Loureiro Tavares nasceu em 9 de julho de 1844, na cidade de Japaratuba localizada a cerca de 60 km da Capital, e faleceu em Propriá no dia 14 de junho de 1910, filho de Francisco de Sá e de Catarina Angélica de Sá.

Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife em 1867. Foi promotor público, Juiz Municipal, Juiz de Direito, Desembargador do Tribunal da Relação e Deputado Provincial por três legislaturas. Escreveu para os jornais O Trabalho, do Estado de Alagoas, Gazeta de Aracaju e Folha de Sergipe.

Iniciou a carreira política ainda durante o Período Imperial, quando se elegeu deputado provincial em Sergipe em 1870, sendo reeleito em 1872 e em 1876.

Em agosto de 1906, aconteceu uma revolta armada encabeçada pelo Deputado Fausto Cardoso, que levou à renúncia de Guilherme de Sousa Campos, então governador de Sergipe. João Maria Loureiro Tavares, terceiro na hierarquia judiciária sergipana, assumiu o governo e começou a deposição dos aliados do monsenhor Olímpio de Sousa Campos.

Segundo documento do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), "João Maria Convocou eleições para o governo estadual no prazo de 40 dias, contudo, o então presidente da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves (1902-1906), decretou intervenção federal no estado. Em 28 de agosto as tropas federais retomaram o poder em Sergipe e reconduziram Guilherme de Sousa Campos à chefia do Executivo estadual".

Nesse mesmo dia, durante a ação militar, Fausto Cardoso foi morto. Em decorrência da morte de Fausto, no dia 6 de novembro do mesmo ano, Olímpio Campos foi assassinado pelos filhos de Fausto Cardoso, na Praça XV de Novembro no Rio de Janeiro.

Fonte



Postado: 22/07/2016 - 15:05:39

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil