Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Homenagem ao Ex-Governador Maurício Graco Cardoso

Mauricio Graco Cardoso nasceu no dia 9 de agosto de 1874, em Estância localizada a cerca de 60 km da Capital. Graco era filho de Mirena Cardoso e Brício Cardoso que foi deputado estadual. Era sobrinho de Fausto Cardoso, um dos políticos mais importantes da história de Sergipe.

Graco Cardoso iniciou seus estudos em Aracaju, onde também foi jornalista e fundador do jornal O Republicano. Depois de passar um ano no Rio de Janeiro, Graco se mudou, em 1892, para Fortaleza, onde entrou para a Escola Militar do Ceará. No Ceará Graco ínicio sua carreira política, se afiliando ao partido do seu sogro, Antonio Nogueira Acióli, que na época era pro presidente do estado.

Ainda no Ceará foi Secretário da Fazenda (1904), Deputado Estadual (1906) e vice-presidente do estado (1908). Devido a uma situação política conflituosa que se instaurou no Ceará, Graco temendo por sua vida mudou-se para o Rio de Janeiro onde foi secretário do Ministro da Agricultura e professor da Escola de Agricultura e Veterinária do Rio de Janeiro.

Em 1922, Mauricio Graco Cardoso retornou à política como Presidente do Estado de Sergipe (que equivale ao cargo de governador). De acordo com o livro História de Serpe: República de Ibarê Dantas em seu governo Graco desenvolveu diversas obras no Estado como investimentos na saúde pública, serviços sanitários, enriqueceu o ensino técnico. Prédios da Capital como o que funciona o Museu da Gente Sergipana e o da Rua do Turista foram construídos no governo Graco. No interior, instalou energia elétrica em três municipios e investiu no cultivo e produção do algodão.





Postado: 26/08/2016 - 13:52:21

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil