Ana Maria Araújo Freire recebe Medalha de Mérito Aperipê

O Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) recebeu na última segunda-feira (05), a cerimônia em homenagem à mestra e doutora em Educação Ana Maria Araújo Freire (Nita), que na ocasião recebeu do governador Jackson Barreto a Medalha do Mérito Aperipê no grau de Comenda, maior honraria concedida pelo Poder Executivo do Estado de Sergipe. Ana Maria é viúva de Paulo Freire, educador brasileiro que propôs um novo método de alfabetização. Seu livro mais conhecido, ?A Pedagogia do Oprimido? traduzido para mais de 40 idiomas, por conta das ideias que defendia Paulo Freire foi perseguido e exilado durante a ditadura militar.

Em seu discurso Jackson Barreto, ressaltou que a homenagem era tanto a Paulo Freire, pelo legado que sua obra deixou quanto a própria Ana Maria que continua o trabalho do marido. O governador explicou ainda a importância dos ensinamentos de Paulo Freire ? no sentido de formar uma consciência libertária e também de formar um trabalhador com uma consciência política formada?.

Ana Maria declarou, em discurso, que se sentiu alegre e surpresa ?é uma responsabilidade enorme, não irei fracassar e nem desapontar o povo sergipano, pois tenho como objetivo de vida a perpetuação da obra e do pensamento de Paulo?.

Durante a cerimônia, foi destacado ainda pelo Governador a ação empregada pelo Governo do Estado em 2015 de trocar o nome das escolas estaduais que tinham os nomes de ditadores, como é o caso do Colégio Castelo Branco, que passou a se chamar Colégio Estadual Paulo Freire.

Postado: 06/09/2016 - 15:24:38