Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Ana Maria Araújo Freire recebe Medalha de Mérito Aperipê

O Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) recebeu na última segunda-feira (05), a cerimônia em homenagem à mestra e doutora em Educação Ana Maria Araújo Freire (Nita), que na ocasião recebeu do governador Jackson Barreto a Medalha do Mérito Aperipê no grau de Comenda, maior honraria concedida pelo Poder Executivo do Estado de Sergipe. Ana Maria é viúva de Paulo Freire, educador brasileiro que propôs um novo método de alfabetização. Seu livro mais conhecido, ?A Pedagogia do Oprimido? traduzido para mais de 40 idiomas, por conta das ideias que defendia Paulo Freire foi perseguido e exilado durante a ditadura militar.

Em seu discurso Jackson Barreto, ressaltou que a homenagem era tanto a Paulo Freire, pelo legado que sua obra deixou quanto a própria Ana Maria que continua o trabalho do marido. O governador explicou ainda a importância dos ensinamentos de Paulo Freire ? no sentido de formar uma consciência libertária e também de formar um trabalhador com uma consciência política formada?.

Ana Maria declarou, em discurso, que se sentiu alegre e surpresa ?é uma responsabilidade enorme, não irei fracassar e nem desapontar o povo sergipano, pois tenho como objetivo de vida a perpetuação da obra e do pensamento de Paulo?.


Durante a cerimônia, foi destacado ainda pelo Governador a ação empregada pelo Governo do Estado em 2015 de trocar o nome das escolas estaduais que tinham os nomes de ditadores, como é o caso do Colégio Castelo Branco, que passou a se chamar Colégio Estadual Paulo Freire.





Postado: 06/09/2016 - 15:24:38

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil