Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Exposição em comemoração ao 20 de novembro está aberta até dezembro no PMOC

O dia da consciência negra, 20 de novembro, tem o objetivo de valorizar o peso da cultura africana na formação da cultura brasileira, com esse intuíto se apresenta a Exposição Matamba - Oyá vai ao Palácio da fotógrafa e doutora Janaína Couvo está aberta no Salão Multi eventos do Palácio Museu Olímpio Campos.
As registros fotográficos que compõe a exposição surgiram a partir de uma pesquisa realizada no Abaçá São Jorge, terreiro de candomblé de tradição Angola/Ijexá que tem como Ialorixá Mãe Marizete, filha de Oyá. As imagens foram capturadas neste terreiro com foco para festa mais importante da casa que é dedicada a Oyá e acontece anualmente dia 4 de dezembro.
Além de buscar provocar reflexões sobre o candomblé e desmistificar os preconceitos que estão vinculados a ele, a exposição tem como objetivo destacar a riqueza dos rituais do candomblé a partir das danças, vestimentas, e demais elementos simbólicos que estão relacionados a Oyá.
A exposição ficara aberta no PMOC até o dia 4 de dezembro de 2016 de terça a sexta das 10 ás 17h e aos sábados das 10 às 13h.





Postado: 17/11/2016 - 16:26:26

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil