Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

O mês de Agosto

O mês de agosto é um mês marcante para o patrimônio imaterial do país e para a Cultura popular, já que em 1965 o Congresso Brasileiro oficializou a data de 22 de agosto como sendo o ?Dia do Folclore Nacional. Para nós sergipanos é uma data muito importante pois somos detentores de todas as produções do homem que se identificam como folclóricas. No tocante aos folguedos temos no Estado Grupos natos únicos no país como os Parafusos, o São Gonçalo da Mussuca, os Bacamarteiros e vários outros. Durante todo o mês de agosto quando realizamos o acolhimento as escolas que nus visitam, enfocamos a importância desse patrimônio imaterial que possuímos e durante o circuito de visitação os alunos visualizam um dos nossos patrimônio imaterial que é a nossa ?renda irlandesa? exposta em todos os espaços da residência dos governadores. Falando em Governador o mês de agosto é o mês de aniversário de dois (02) grandes nomes que administraram o nosso Estado, primeiro vamos falar de JOSÉ CALAZANS que nasceu na cidade de Itabaiana em agosto de 1863, fez seus estudos iniciais na sua cidade natal, vindo para Aracaju dar continuidade em seus estudos no Atheneu Sergipense, em 1881 foi para a Escola Militar da Corte onde fez carreira militar e seus estudos superiores; reformou-se em 06 de setembro de 1916 no posto de General de Divisão.
Calazans assumi o comando de Sergipe, como o primeiro Presidente Constitucional, eleito pela Constituição de 1892, ficando no cargo de 18.05.1892 a 13.09.1894. No seu Governo realizou várias melhorias para o Estado. Faleceu em 31 de outubro de 1948. Outro grande administrador do Estado que nesse mês faz aniversário é MAURICIO GRACHO CARDOSO, que nasceu em Estância em agosto de 1874; estudou na Escola Militar de Sergipe e Cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Ceará. Teve uma carreira brilhante na política; foi senador por Sergipe por um mandato e Deputado Federal por seis (06) mandatos, dois (02) pelo Ceará e quatro (04) por Sergipe; assumiu a Presidência de Sergipe em 24 de outubro de 1822. Na sua administração desenvolveu diversas obras, no Estado com investimentos na saúde Pública, serviços sanitários, enriqueceu o ensino técnico instalou energia elétrica em três municípios e investiu no cultivo do algodão; também enfrentou em seu governo a Revolução Tenentista liderada pelo Tenente Augusto Maynard. Faleceu no Rio de Janeiro em 1950.







Postado: 06/10/2017 - 13:20:59

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil