PRIMAVERA NOS MUSEUS 2017

?PRIMAVERA NOS MUSEUS?

Aconteceu no dia 13 de setembro de 2017, no Hall do Palácio Museu Olímpio Campos, no período da manhã, uma pequena mostra dos Museus de Sergipe, uma atividade coordenada pelo SIEM (Sistema Estadual de Museus) como abertura do Projeto Nacional do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) intitulado "Primavera nos Museus" que este ano teve como tema "Museus e suas Memórias", o objetivo do tema é se fazer uma reflexão a partir das memórias da própria instituição, ou seja olhar para dentro de si mesmo e refletir sobre os processos e resultados de sua atuação na comunidade em que está inserido. Este ano o tema do 11º Primavera nos Museus vem destacar a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais e que tem no museu um importante ponto de conexão; assim a 11º edição da Primavera nos Museus convida o público e instituições participantes a juntos alinhavarem trajetórias, processos e resultados de sua presença e atuação abrindo espaço para inclusão da sua produção na malha diversa que é a memória.Dentro desse objetivo é que as unidades museais de Sergipe prepararam suas atividades nesse período mostrando as suas memórias e começaram hoje com a presença dos seguintes museus:
- Museu Afro-Brasileiro de Sergipe
- Casa de Cultura João Ribeiro
- Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
- Museu Histórico de Sergipe
- Palácio Museu Olímpio Campos
- Centro Cultural de Aracaju
- Museu de Arqueologia de Xingó/Canindé do São Francisco
- Museu Raimundo Fonseca /Boquim
No período da tarde com a participação de todos os representantes dos Museus Citados e com a chegada do representante do Museu da Gente Sergipana e o representante da Província Eclesiástica de Sergipe, no espaço Biblioteca Manoel Cabral Machado do Palácio Olímpio Campos foi eleito o novo comitê Gestor do SIEM que tomará posse no dia 22 do mês em curso no Museu Histórico de Sergipe localizado na cidade de São Cristóvão. Foi um dia de grande relevância para a museologia sergipana que tem um grande desafio que é preservar as nossas casas de Memórias que preservam a nossa memória.

Postado: 18/10/2017 - 15:26:48