Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Alunos do CELM assistem aula de história e arte no Palácio-Museu Olímpio Campos

Os alunos do Colégio Estadual Leandro Maciel de Pacatuba foram os primeiros estudantes do interior do estado a visitar o Palácio-Museu Olímpio Campos. Na semana passada, em substituição à aula de Artes, 37 alunos do 2º e 3º anos fizeram um passeio pedagógico onde aprenderam mais sobre a história de Sergipe e puderam visualizar elementos artísticos que antes só haviam visto nos livros.


Durante a visita, os alunos ficaram atentos às explicações da monitora do Palácio, fizeram muitas anotações sobre o que estavam vendo e perguntaram bastante, especialmente sobre o mobiliário e fatos históricos. A maquete da Sala Cidade de Aracaju causou especial comoção, pois os estudantes puderam localizar o Museu dentro da peça.


A professora de artes e literatura Rosana Barreto preparou esta visita por enxergar no Museu uma rica contribuição para as duas áreas nas quais atua, além da história. "Acredito neste tipo de passeio como ferramenta para a educação. Até a forma como estão dispostos todos esses elementos e galerias causa admiração e aproxima o aluno de fatos sobre os quais nós apenas falamos em sala de aula. O resgate da história de Sergipe, o acervo cultural, bem como a arte retratada as peças muito bem conservadas, tudo isso impressiona e encanta", afirma a professora.


Juliane Inácio Brito,17, aluna do terceiro ano, percebeu o Palácio como algo absolutamente diferente de tudo que ela já havia visto. "Estou surpresa com o que vi aqui, aprendi muito hoje. Nos livros a gente lê, observa, mas aqui nós vemos de perto, podemos sentir o clima de outras épocas muito diferentes da nossa. Além disso, o Palácio é muito bonito", relata a estudante.


Os estudantes são um público assíduo do Olímpio Campos. Durante todo o dia muitos deles podem ser vistos percorrendo o roteiro de visitação do Palácio, sozinhos ou em pequenos grupos. As visitas das escolas podem ser agendadas com a relação públicas do Palácio, Wania Walenska.





Postado: 07/04/2016 - 15:39:17

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil