Governadores de Setembro

No mês de setembro a política sergipana tem muitos comandantes para comemorar, iniciamos o mês com AUGUSTO DO PRADO FRANCO, que nasceu em 04 de setembro de 1912 na cidade de Laranjeiras/Sergipe; fez seus primeiros estudos no nosso Estado, seguindo para a Bahia onde se formou em Medicina pela Escola de Medicina da Bahia em 1937. Como empresário destacou-se no ramo do açúcar dos tecidos e da comunicação. No mundo político iniciou como Deputado Federal por duas (02) legislaturas, foi senador e Governador de Sergipe de 1979/1982. O seu governo foi um exemplo de vontade política, criatividade e honradez. Destacou-se em seu governo o início da construção dos grande Conjuntos Habitacionais como exemplo o Augusto Franco; investiu em vários campos onde se destacou os grandes movimentos culturais. Augusto Franco foi um grande administrador de Sergipe. Seguindo a nossa viagem pelo mês de setembro encontramos o SR. JOÃO VIEIRA LEITE que nasceu a 04 de setembro de 1867 em Santa Luzia, formou-se em Medicina e entrou na vida política como Deputado Estadual por quatro (04) mandatos e como Presidente da assembleia assumiu o Governo em 14 de setembro de 1894 em consequência da deposição do Presidente Capitão José Calazans, passando o Governo para o Coronel Oliveira Valadão em 24 de outubro do mesmo ano. Seguindo a viagem encontramos o Sr. EDÉLZIO VIEIRA DE MELO, que nasceu a 08 de setembro de 1909 em Rosário do Catete, formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, Deputado Constituinte. Em 1950 foi vice-governador eleito e assumi o Governo de 17 de fevereiro de 1951 enquanto se resolvia algumas pendências fossem resolvidas e confirmados os eleitos. Edélzio fica no cargo até 12 de março de 1951, quando é proclamado e diplomado Vice-governador ficando no cargo até 1955. É patrono da cadeira dez (10) da Academia Sergipana de Medicina. Agora lembramos também o grande magistrado HUNALDO SANTA FLOR, que nasceu em 12 de setembro de 1894, na cidade de Estância. Bacharel em Direito foi prefeito de Aracaju quando seu irmão Gracho Cardoso era Governador. Presidiu várias vezes o Tribunal de Justiça do Estado, o que deu ao mesmo a condição de assumi o Governo do Estado em 11 de maio de 1945 ficando no cargo até 30 de março de 1946. Também presidiu o Tribunal Regional eleitoral de Sergipe. E finalmente o mês termina com o SR. JOSÉ ROLLEMBERG LEITE, que nasceu a 19 de setembro de 1912 em Riachuelo; formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Ouro Preto (MG). Em 1947 assumi o Governo do Estado, e realiza uma grande administração, com grandes obras principalmente na área educacional como exemplo temos a Construção do ITPS (Instituto de Tecnologia e Pesquisa); as escolas de Direito e Filosofia e várias outras ações em diversos campos. O seu segundo mandato foi entre 1975-1979 e também foi uma administração marcada por grandes obras como exemplo o Palácio Tobias Barreto para sediar o poder judiciário e outros. Como podemos ver, o mês de setembro é um mês de grandes empreendedores do desenvolvimento sergipano. Parabéns a todos os seus herdeiros.

Postado: 18/10/2017 - 15:59:36