Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

SERGIPANIDADE

O que é a Sergipanidade que se comemora dia 24 de outubro? Vamos conhecer um pouco da nossa História. Em 2000 a Assembleia Legilativa de Sergipe, alterou o artigo 47 da Constituição Estadual, que estabelecia duas (02) datas de comemoração da Emancipação Política do nosso Estado, sendo uma 08 de julho, data do Decreto assinado por D. João VI, e a de 24 de outubro, que para os historiadores sergipanos é a data em que chega a Sergipe o Decreto e enfim os sergipanos puderam comemorar a sua independência. Dessa forma podemos ver que essa Emenda Constitucional deixou apenas o 08 de julho como data histórica e festiva. O que fazer com o 24 de outubro? Segundo o Prof. Luís Antõnio Barreto nós sergipanos somos - herdeiros de uma faixa de terra litorânea, irrigada até o interior pelos rios da história do Brasil - São Francisco, Cotinguiba, Sergipe, Vaza-Barris, Piauí e Real - aptos ao trabalho, criativos e inovadores no domínio do conhecimento os sergipanos compõem um povo que fez da luta o caminho da sua afirmação, e renova, a cada dia, a cada episódio de sua tragetória a mesma lição em defesa da liberdade contra todos os tipos de opressão, do direito como instrumento contra os privilérgios, da prosperidade, para evitar a indiginidade da vida, da justiça para com as hegemonias?. Então, sendo o povo sergipano tão forte e rico em suas produções, transformou-se o dia 24 de outubro, dia que a sociedade sergipana no passado, comemorou a sua liberdade, e transformou-se no dia da SERGIPANIDADE, palavra que foi usada pela primeira vez pelo ilustre sergipano Tobias Barreto. E o que é SERGIPANIDADE? É o conjunto de traços típicos da nossa cultura que torna a nossa identidade diferente das demais no Brasil, mostrando que temos uma relação muito especial com a nossa terra,e com a nossa cultura que é um mostuário de experiências, saberes e sensibilidade do povo que se orgulha de ser sergipano. Viva a nossa SERGIPANIDADE.














Postado: 25/10/2017 - 16:05:16

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil