Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

AS NOVAS FORMAS DE BRINCAR

Aconteceu no mês de outubro no espaço da Galeria de Artes a exposição temporária com o tema- As Novas formas de Brincar.

A transição dos brinquedos artesanais para os brinquedos tecnológicos é algo que acompanha a evolução da sociedade, os brinquedos artesanais e as brincadeiras antigas, amarelinha ou macacão, peteca, passe anel, o mestre mandou, pião, dominó, pular corda, elefante colorido, batatinha frita 123, brincadeira de roda, escravo de jô, pega vareta, forca, pega pega, esconde esconde, continuam a existir na atualidade, porem não estão na moda para as crianças da sociedade atual, algumas ainda brincam, mas muitas delas preferem brincar com brinquedos mais modernos e eletrônicos.
Os brinquedos artesanais vieram das necessidades dos adultos ensinarem as crianças a crescerem na sociedade e conhecer as atividades do mundo adulto através deles. Também serviam para suprir o momento de ausência dos pais, muitos desses brinquedos eram feitos pelos próprios pais ou até mesmo pelas crianças.
Hoje em dia os brinquedos já estão sendo vendidos prontos, alguns brinquedos e brincadeiras antigas foram atualizados, muitos se transformaram em jogos eletrônicos, alguns são praticados como esportes, todos eles existem acompanhando o mercado global da sociedade e continuam com características educativas, além de terem adquirido novos padrões de consumo, e até exigências de segurança, porém alguns já não são transmitido de geração para geração, como nos brinquedos e brincadeiras antigas e artesanais. Agora os adultos aprendem com as crianças as novas brincadeiras e jogos eletrônicos, que não existiam no seu tempo de infância.














Postado: 08/11/2017 - 15:32:48

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil