Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

CURIOSIDADES DO MÊS DE NOVEMBRO


O penúltimo mês do ano é bastante rico em datas culturais e históricas. Começamos o mês com o dia dedicado a CULTURA que é dia 05, data do nascimento do grande jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa. Essa data transformou-se no dia da CULTURA a partir de 15 de maio de 1970 pela Lei nº 5.579. No trem do mês de novembro chegamos ao dia 15, data conhecida como da Proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fônseca. Alguns pesquisadores colocam que a Proclamação não existiu como se fala por ai, ela não foi proclamada e sim aclamada. Mas, Proclamada ou Aclamada a data de 15 de novembro de 1889 se comemora no Brasil a mudança de regime governamental, saímos do Império e fomos para a República. Continuando as datas cívicas temos agora o Dia da Bandeira que foi criado no ano de 1889, através do decreto-lei número 4. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o seu dia. A idéia da nossa Bandeira foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou com a participação no projeto do Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis; tendo o pintor Décio Villares como responsável pela confecção do desenho.Agora vamos para uma data cultural/histórica que é o 20 de Novembro Dia Nacional da Consciência Negra que foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.A data se reporta a morte de Zumbi dos Palmares um dos maiores líderes negro, símbolo da luta pela igualdade de direitos da comunidade negra no Brasil. Como podemos ver o mês de novembro é recheado de conhecimentos de momentos importantes para o nosso povo, para nossa História e para o ser brasileiro









Postado: 12/12/2017 - 13:21:06

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil