Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

SEMINÁRIO EU AMO MUSEUS

Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2017, o Palácio Museu Olímpio Campos, esteve representado através de seu museólogo, Romário Portugal, na última reunião do ano de 2017 do SIEM - Sistema Estadual de Museus, que aconteceu na Cidade de Canindé, nas dependências
do MAX ? Museu de Arqueologia de Xingó. O encontro teve como principal objetivo o debate em relação ao planejamento anual dos Museus participantes do SIEM e a produção do Plano Museológico de Cada Instituição, instrumento que segundo o Estatuto Nacional de Museus é documento obrigatório de cada unidade museal, e que em 2017 foi implementado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) a normatização que regulamenta a obrigatoriedade das unidades produzirem os seus planos. O encontro contou com a presença de 70% dos membros do Comité Gestor do SIEM, e foi bastante produtivo segundo palavras do nosso museólogo, principalmente no debate referente aos ?Planos Museológicos?, documento que o Palácio deve começar a trabalhar agora no mês de Janeiro.


Equipe de participantes do Seminário "Eu Amo Museus" que aconteceu no Cidade de Canindé do São Francisco


Diretora do Museu de Arqueologia de Xingó (MAX e o museólogo do Palácio Museu Olímpio Campos Romário Portugal


Grupo de participantes do Seminário "Eu Amo Museu" visitando pontos turísticos de Canindé.





Postado: 26/01/2018 - 15:16:12

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil