Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

GOVERNADORES DE DEZEMBRO

O mês de Dezembro no tocante aos nossos governadores é o mês de três grandes empreendedores que muito fizeram pelo nosso Estado. Começamos o mês com o general José Siqueira de Menezes, que nasceu em São Cristóvão em 04 de dezembro de 1852. Teve uma carreira brilhante e em 1911 assume o Governo do estado de Sergipe onde re4alizou muitas obras, principalmente no campo educacional; criou o Instituto Histórico e geográfico de Sergipe, implantou a luz elétrica no estado e tantos outras obras que impactaram no Estado (ver bibliografia). Depois que saiu do Governo deu continuidade a sua vida pública, falecendo em 1931. O mês segue e no caminho encontramos o Sr. Leandro Maciel, que nasceu no dia 08 de dezembro de 1897 na cidade de Rosário do Catete; engenheiro de formação, assume o Governo de Sergipe em 1955, tendo como vice o médico José Machado de Souza; realizou várias obras importantes para Sergipe como a conclusão e inauguração do Aeroporto Santa Maria; em 1958 inaugurou o Instituto de Educação Rui Barbosa e várias outras ações importantes (ver biografia), após sair da vida pública no Estado em 1959, concorreu como vice-presidente do Brasil na chapa de Jânio Quadros, mas logo em seguida renunciou e voltou a ter uma vida política bastante atuante no Estado, falecendo em 1984. E o mês termina com a figura do Marechal José Joaquim Pereira Lobo, que nasceu na velha Capital de Sergipe São Cristóvão em 23 de dezembro de 1864, formou-se em engenharia pela Escola Militar do Rio de Janeiro onde ocupou vários cargos na sua carreira militar, entrou na vida política em 1893 como deputado estadual, foi vice-presidente do Estado de 1896 a 1898, assumindo a Presidência de Sergipe em 1918, cabendo a ele organizar a festa do primeiro centenário da emancipação Política de Sergipe. Teve uma brilhante administração e muito fez pelo nosso Estado (ver bibliografia) foi responsável pela conclusão da reforma do Palácio Olímpio Campos, trazendo para Sergipe a Missão Italiana, composta por artistas, escultures e arquitetos. Essa missão estava em Salvador e a sua presença no Palácio é um marco importante, pois é a partir da missão Italiana que o Palácio perde suas características neoclássicas estilo implementado em sua inauguração no século XIX, e transforma o mesmo em um Palácio eclético inspirado em um Palácio da Itália. Depois que deixou a vida pública, ocupou vários cargos de destaque em Sergipe; faleceu em 24 de fevereiro de 1933.
Como podemos ver o mês de Dezembro é realmente iluminado por grandes nomes no comando do nosso amado Estado.


LEANDRO MACIEL


MARECHAL JOAQUIM PEREIRA LOBO


Coordenação de Pesquisa e EducaçãO





Postado: 31/01/2018 - 14:48:40

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil