Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

ABRIL E MAIO: COMEMORAÇÕES DIVERSAS.


O mês de abril e maio foram meses bastante movimentados no nosso espaço museal, por conta das atividades implementadas pela FUNCAP, órgão responsável pela cultura do Estado; e também pelo trabalho técnico desenvolvido pelas duas coordenadorias do PMOC, tanto no campo de documentação museal, como no campo da pesquisa histórica. No mês de abril tivemos como atividade conjunta com a FUNCAP, as comemorações do Dia da Dança, com apresentação de vários grupos de dança do nosso Estado; nesse mês tivemos uma boa visitação escolar, e a equipe de técnicos do PMOC participou das reuniões organizadas pelo SIEM (Sistema de Museus de Sergipe), que tinha como principal objetivo organizar a Semana Nacional de Museu que acontece no mês de maio.
No mês de abril fazem aniversário os seguintes governadores: Antônio Carlos Valadares, que governou Sergipe de 1987/1991; o Ciro Franklin Azevedo que administrou o Estado apenas por um (01) mês em 1926 e o Sr. Eronildes de Carvalho que governou de 1935 a 1941.
No mês de maio, mês em que o Palácio Museu Olímpio Campos comemora a sua abertura ao público como uma unidade museal, que aconteceu no dia 21 de maio de 2010, fomos o palco da abertura da 17ª Semana Nacional de Museus, que este ano teve como tema para ser trabalhado, Museus como núcleos Culturais; um tema bastante confortável no tocante ao desenvolvimento de atividades, o que aconteceu em todos os Museus do nosso Estado; foram realizadas ações de diversos formatos e a abertura teve uma programação bem dinâmica, realizada em parceria com a FUNCAP, tivemos um dueto entre o pianista Daniel Freire e a vocalista Verônica Santos seguida de uma palestra sobre o tema proferida pela prof.ª Doutora Neila Marciel; tivemos a apresentação do grupo estudantil "Um Quê de Negritude " e encerrando as atividades a apresentação do naipe de sopros e percussão da Orquestra Sinfônica de Sergipe; nesse mesmo dia um grupo de alunos do curso de arquitetura comandados pela prof.ª Adriana Dantas e o profº Eder Doniziti da Silva, desenvolveu um projeto intitulado, "Desenho do Patrimônio" em vários espaços do Palácio; o evento no geral contou com um grande público.
Tivemos no mês de maio uma grande visitação, e a equipe de técnicos do PMOC, participou de mas uma (01) reunião do SIEM (Sistema Estadual de Museus).
Os dois meses foram de grandes eventos e de muito trabalho interno realizado pelas equipes técnicas do PMOC.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Pesquisa
Do Palácio Museu Olímpio Campos.











Postado: 25/07/2019 - 15:17:27

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil