Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

JUNHO: COMEMORAÇÕES NORDESTINAS

O mês de junho é o mês mas esperado pelo povo nordestino, devido a sua alegria que se relaciona com as festas populares do ciclo junino, que inicia-se no dia 01 com as trezenas dedicadas a Santo Antônio, Santo muito querido popularmente e conhecido como Santo Casamenteiro, onde sua festa é bastante frequentada pela comunidade; seguido de São João e São Pedro onde nesse período temos muitos pontos onde acontecem forró e apresentações de quadrilhas juninas, como também algumas cidades do interior sergipano que são marcos nesse período como Estância a capital do barco de fogo; Capela com a festa do mastro e várias outras. Nesse período o Palácio não realizou nem uma atividade voltada para esse momento, pois estamos sempre no apoio as atividades realizadas pelo SESC, que esse ano com o seu projeto ?Aldeia de Artes?, desenvolveu na frente do Palácio uma vasta programação, com apresentações, com apresentações folclóricas encerrando o evento com um grande forró comandado pelo nosso grande sanfoneiro ?Mestrinho?; durante o mês de junho o Palácio dentro da sua missão de valorizar a arte sergipana, serviu de palco (hall) para a belíssima apresentação do grupo de teatro Boca de Cena, espetáculo que também fazia parte da programação da Aldeia SESC de Arte.
Aconteceu no salão multe-eventos a solenidade de lançamento do selo comemorativo dos 50 (cinquenta) anos do Estádio Estadual Dr. Lourival Batista, hoje conhecido como Arena Batistão, construído no Governo de Lourival Baptista que esteve a frente do Estado de 1967/1971. A solenidade teve a participação de pessoas ligadas ao esporte, as comunicações e a sociedade em geral.
Tecnicamente os profissionais das equipes do Palácio, deram continuidade aos trabalhos que já vêm sendo desenvolvido, ao longo do primeiro semestre, organizando-se para a elaboração do novo Plano Museológico, que terá validade de mas dois (02) anos; a equipe de técnicos também participaram das reuniões do SIEM (Sistema Estadual de Museus) que nesse período aconteceu no Museu da Gente Sergipana. Os nossos monitores continuaram realizando o trabalho de acolhimento e mostram aos nossos visitantes, principalmente o público escolar que é sempre intenso nesse período, tão comemorativo que é o mês de junho.
Em relação aos nossos governantes no mês de junho nós temos dois (02) nomes na lista de aniversariantes do mês: o Sr. João Andrade Garcez que governou de 1970/1971 e o Sr. José Rodrigues da Costa Dória que esteve no governo de 1908/1911.

Texto elaborado pela equipe da Coordenação de Educação e Pesquisa
Fonte: Textos de escritores sergipanos, fatos acontecidos no PMOC e pesquisa de Internet.














Postado: 20/08/2019 - 15:46:25

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil