Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Trade destaca Palácio Olímpio Campos como grande atrativo de SE

Mais uma parte importante da memória histórica e política de Sergipe irá se tornar um grande atrativo turístico. É o que avaliam os membros do receptivo, do sindicato dos guias e profissionais do setor que avaliaram o potencial e a beleza do Palácio Olímpio Campos durante uma visita realizada ao espaço na última quinta-feira, 10, a convite da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec).

O Palácio está passando por uma grande obra de restauração e boa parte das reformas e revitalizações internas estão concluídas. Neste momento, o trabalho acontece também na fachada do prédio. Segundo o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima, a visita guiada pelas instalações possui o principal objetivo de "incluir o Palácio Olimpio Campos dentro do roteiro turístico de Aracaju, aproveitando essa parte da história da capital como atrativo. Pretendemos oferecer esse atrativo já nos novos roteiros da alta estação", afirmou.

"Quando o espaço estiver aberto para visitação vai engrandecer o nosso city tour de Aracaju. Sempre que passamos pela praça Olímpio Campos, que também chamamos de Praça dos Três Poderes, os turistas perguntavam se este lugar está aberto para visitação", afirmou a presidente do Sindicato dos Guias de Sergipe, Irma Karla que deu uma sugestão para aprimorar o roteiro: "Dá para fazer um tour a pé pela praça e pelo corredor das Palmeiras e adentrar ao palácio. Mas é preciso melhorar o estacionamento turístico. A Prefeitura de Aracaju pode somar-se para conseguir mais vagas para veículos turísticos".

História política

Datado de 1863, o Palácio Olímpio Campos foi construído, segundo a curadora do espaço, Isaura Ramos, no estilo neoclassicista, mas sofreu alterações em outra fase. "Em 1920 uma missão de cinco artistas italianos fizeram diversa alterações e pinturas que dão o aspecto eclético que é possível ver hoje após a revitalização. O Palácio sempre foi um importante centro das decisões políticas do estado".

A curadora ainda apresentou espaços do imóvel como o Salão Nobre, onde são feitas as condecorações como a Medalha de Ordem do Mérito Serigy; o corredor onde funcionará uma exposição do acervo de pinturas do Palácio; a galeria da história dos governadores. Isaura Ramos informou também que haverá um café, uma sala auditório de multimeios e totens digitais com informações em dois idiomas.

Foto: Alejandro Zambrana/Emsetur





Postado: 07/04/2016 - 11:59:32

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil