Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Diversidade cultural marca a comemoração da Semana do Folclore no Olímpio Campos

Na Semana Nacional do Folclore, com o tema "Educação Patrimonial & Folclore: caminhos para a transformação cidadã", o Centro de Pesquisa e Educação do Palácio-Museu Olímpio Campos promoveu, entre os dias 17 e 22 deste mês, uma programação diversificada que reuniu diferentes faixas etárias entorno da comemoração. O evento buscou aprofundar o conhecimento do acervo patrimonial do estado e a conscientização identitária do folclore sergipano através de palestras, atividades pedagógicas e apresentações musicais de artistas locais.

Para crianças e adolescentes, a proposta foi divertir e informar para conscientizar. A semana comemorativa promoveu atividades educativas e teve a participação de duas grandes referências no estudo da história e do folclore sergipanos em palestras sobre o tema. Aglaé Fontes, professora e pesquisadora do Folclore sergipano palestrou, no dia 18, sobre "O Folclore, a História e a Identidade". Luiz Antônio Barreto, historiador e diretor do Instituto Luciano Barreto explanou sobre "Os estudos do folclore".

A programação inseriu ainda a temática do folclore em eventos promovidos pelo Palácio e que já estão consolidados entre os sergipanos, como o Música no Café no Museu e o Cinexperiência. No dia 19, o projeto Musica no Café no Museu trouxe dois cantadores sergipanos, Heitor Mendonça e Mt. Muskito com o show "Cantoria de Todos os Cantos". O projeto traz cantorias dos quatro cantos do país com a interpretação de canções de artistas que foram fonte de inspiração para ambos os artistas. No dia 21, o Cinexperiência exibiu "Os Lambe-Sujos", manisfestação folclórica da cidade de Laranjeiras.

Rossevânia Andrade garante que o melhor da programação é a diversidade. "Acho essa comemoração maravilhosa, acredito muito nessa comunhão entre as várias áreas das artes e acaba reunindo as preferências mais variadas. E neste espaço, que já está consolidado, cabe qualquer gênero musical do clássico ao chorinho, passando pelo jazz. Além de ser uma forma de atrair pessoas de fora do estado para conhecer esse importante prédio de Sergipe, que conta uma parte da nossa história", afirma a marketóloga.

A programação seguiu até o domingo e foi encerrada com a mostra "Folclore e Memória", que exibe imagens de diversas manifestações do folclore de todo o estado de Sergipe.





Postado: 07/04/2016 - 16:58:49

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil