Palácio Museu Olímpio Campos -
    
   
GOVERNADORESINSTITUCIONAL O PALÁCIO NOTÍCIAS GALERIAS ARTIGOS e TEXTOS PROGRAMAÇÃO CONTATOS

 

Projeto "Aula no Museu" promove educação e cidadania no Olímpio Campos

Que o Palácio-Museu Olímpio Campos é um referencial na cultura sergipana, não se pode negar. Pelo valor do patrimônio histórico, político, cultural e intelectual que o Palácio possui e abriga, ele constitui em si uma primorosa fonte de conhecimentos identitários para os sergipanos. Entretanto, o que o torna especialmente uma referência neste momento histórico que Sergipe vive, de resgate da auto-estima e consciência da idiossincrasia cultural e intelectual de sua gente, é o caráter pugnaz e efervescente com que tem movimentado esse potencial fomentador.
Na noite do último dia 26, por intermédio de mais um projeto criado pela Coordenação de Pesquisa e Educação do Olímpio Campos, o Palácio abrigou a primeira edição do "Aula no Museu". O projeto busca disponibilizar o espaço do Museu como um ampliador do potencial didático das salas de aula, agregando assim ao patrimônio cultural o valor de recurso pedagógico.
A primeira aula foi ministrada pela Professora, Doutora em Educação (UNICAMP), Giovana Scareli, para os estudantes universitários da disciplina "Organização do trabalho pedagógico". "Um dos objetivos de trazê-los aqui é que eles conheçam um espaço diferenciado, para então conseguirem ver que este também pode ser um lugar escolar; quero estimulá-los a pensar em aulas em diferentes espaços. Eu consigo imaginar aulas de todas as áreas aqui, até de matemática", explica a Professora.
Durante a aula foi exibido o filme francês "Entre os Muros da Escola", de Laurent Cantet, que explora o espaço e a rotina escolar. "Independente do uso que se faça do cinema, ele por si só já é educativo. Só realizar esse movimento de assistir, pensar, fazer uma reflexão sobre o que se está vendo conectando essa informação ao seu conhecimento e ao cotidiano, só esse movimento, já é pedagógico", completa Scareli.
Ênio Alexandre, 31, estudante de matemática, afirma que o ambiente auxilia em uma melhor absorção do conteúdo exposto. "É uma aula diferente, mas que não foge aos padrões de uma aula normal, porque mantém os mesmos objetivos: receber a informação e aprender. Porém aqui, podemos fazer isso de forma mais harmoniosa e menos obrigatória. Ainda mais em um lugar tão conceituado como o Palácio Museu Olímpio Campos que tem enorme valor histórico e cultural para Sergipe", falou.
Partindo da concepção de que o patrimônio não é por si só um bem, e sim que são as pessoas que o constroem na intenção de reencontrar memórias e transformações históricas que de outra forma poderiam se perder no passado, projetos como o "Aula no Museu" buscam transformar os frequentadores do Palácio em elos na transmissão do conhecimento; gerando a democratização deste na trilha da transformação cidadã.
Para agendar aulas no Palácio-Museu Olimpio Campos, entre em contato com a Coordenação de Pesquisa e Educação através dos telefones: 3198.1460/1459 ou 81024510.





Postado: 12/04/2016 - 14:29:43

 

 

Mapa do Site
Institucional O Palácio
Notícias Galerias
Artigos Programação
Contatos Tour 360°
Jogos Planta 3D
Biblioteca  
Administração

DIRETOR:Alberto Araujo Silva
TEL: (79) 3198-1462
Coordenação de Acervo Museológico 
Setor que abrange a curadoria e a monitoria, sendo responsável pelas informações e pelo acervo museológico do Palácio-Museu, e orientação dos visitantes e também, pela expografia dos seus ambientes.

COORDENADORA: Izaura Ramos
TEL: (79) 3198-1454
Coordenação de Pesquisa e Educação . Setor que abrange os serviços de arquivologia, pesquisa, comunicação e de ações educativas.

Palácio-Museu

A definição de casa-museu ou palácio-museu prevê a proteção da propriedade natural ou cultural, móvel ou imóvel, em seu local original, ou seja, preservada no local em que tal propriedade foi criada ou descoberta. Para que isso aconteça é necessário promover a restauração do patrimônio e utilizá-lo com fins didático-pedagógicos e culturais. Além disso, o Palácio-Museu Olímpio Campos promove eventos abertos ao público, a exemplo de exposições fotográficas, mostras de artistas, lançamentos de livros, entre outros. O novo projeto disponibiliza também serviços de guia para visitação, curadoria, pesquisa, documentação histórica, cafeteria e livraria etc.
Todos direitos reservados ©
Secretaria de Estado da Casa Civil